CBF remenda calendário, dificulta clubes e mata preparação
Ednaldo convocou Assembleia Extraordinária para o dia 8 de novembro, sem pauta e sem conhecimento do que seria discutido pelas federações. Ampliou sua possibilidade de mandato e criou um remendo no calendário. A reunião terminou com parte da imprensa entendendo que Ednaldo deu a si mesmo o direito de se reeleger até 2034. Não é verdade absoluta. Adaptou o estatuto sub judice da CBF para evitar que se diga que já está em seu segundo mandato e não pode se reeleger desta vez. Apenas adiou seus problemas, porque segue sem poder se candidatar em 2030.
O ponto mais urgente é a mudança do calendário de 2025. Um remendo. Difícil mesmo saber o que fazer de melhor, mas o pior é começar a discutir o assunto da paralisação do Brasileiro para o Mundial de Clubes no dia 8 de novembro. Podia ter se antecipado, convocado o debate há seis, oito, dez meses. Não fez isso. Criou problemas.
O São Paulo já está contratado para fazer pré-temporada na Flórida. Mas não haverá pré-temporada se os estaduais tiverem início no dia 8, 12 ou 15 de janeiro. Lembre-se de que as férias dos jogadores começarão no dia 9 de dezembro. Dia de trabalho, no retorno, só 9 de janeiro. E os estaduais podem começar dia 8!!!
Todo mundo é favorável à diminuição do número de datas dos estaduais. Mas não dava para planejar isso antes?
Em comparação com o ano passado, a preparação para os estaduais pode perder oito dias. Mas se lembre de que o Paulista começou em 20 de janeiro e as férias terminaram no dia 6 de janeiro de 2024, apenas porque no ano passado a CBF, em cima da hora, adiou o fim do Brasileiro de 3 para 6 de dezembro. Em comparação com o planejamento original, agora poderão ser 16 dias a menos de preparação.
Nem na várzea!
Sem pré-temporada, mais lesões, menos certeza de bom desempenho no Mundial de Clubes da Fifa. Ednaldo tem sido assim. As seleções de base não têm planejamento, não têm tempo de treino, não têm lugar para treinar, a seleção principal monta logística e é desautorizada em cima da hora da Copa América.
A lógica dos times grandes é escalar o sub-20 no início do estadual. Mas os juniores estarão na Copa São Paulo sub-20. Pode escalar o sub-17? Se tivesse planejado há seis meses, talvez...
Há quem pense que esta é apenas uma briga política, que também há. Reinaldo Carneiro Bastos é candidato à sucessão de Ednaldo Rodrigues, numa eleição que não tem data para acontecer. As emissoras detentoras dos direitos de TV também gostariam de antecipar o início do Brasileirão. Todo mundo gostaria.
Mas tem de ser com plano técnico, não político.
A CBF de hoje, secretamente, está destruindo todo o pouco planejamento técnico que os clubes e federações do país conseguem ter.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.