Santos precisa planejar o futuro agora e voltar a ser campeão e gigante
Fábio Carille disse em sua entrevista coletiva que o planejamento do Santos está muito atrasado. Marcelo Teixeira contesta. Talvez porque alguém já saiba que a comissão técnica será outra e até a nova contratação esteja adiantada. De qualquer modo, o plano necessário para o Santos é estratégico e de longo prazo, para que o clube volte a ser campeão e gigante em todas as competições daqui para a frente.
Há exemplos de que é possível fazer isso rapidamente. O Corinthians foi campeão da Série A três anos depois de conquistar a Série B. Mundial e Libertadores em quatro anos. O Palmeiras ganhou o Brasileirão três anos depois e não parou mais de vencer. O Botafogo é o líder e favorito a ganhar o atual Campeonato Brasileiro. Há três anos, ganhava a Série B.
Foram momentos diferentes do futebol do Brasil, da Renovação e Transparência do Corinthians à SAF de John Textor e passando pela reorganização financeira palmeirense, com Paulo Nobre.
Marcelo Teixeira não está em nenhuma dessas vertentes. Foi o homem do dinheiro nos mandatos entre 2000 e 2009. A família já não está disposta a financiar o Santos poderoso, como no passado. Não há cofre suficiente para isso. Será necessário trabalhar com realismo, sem miragens como Neymar, que só disputou 20 partidas nos últimos dois anos.
Estudar o modelo SAF é necessário, adotá-lo não é obrigatório. Mas é fundamental pensar em pilares: 1. o novo time; 2. o novo estádio; 3. as novas receitas. O objetivo precisa passar por voltar a ter títulos, que não vêm desde o estadual de 2016. Série B não serve. O Santos precisa de ambição e planejamento, olhar para sua história e projetar seu futuro.
Deixe seu comentário