Brasil tem de vencer clássico após vitórias de Uruguai, Paraguai e Equador
O grande jogo, emocionante até o último instante, com vitória uruguaia po 3x2 sobre a Colômbia, pressiona o Brasil na tabela de classificação e reforça o atraso na preparação da seleção causado pelas três mudanças de técnico em dois anos. Argentina, Uruguai e Colômbia são, claramente, as três melhores seleções da América neste momento e o Brasil luta para se colocar acima de Equador e Paraguai.
Não é uma questão de qualidade de jogadores, mas de estrutura como equipe. O Brasil melhorou, mas a repetição de erros coletivos mantém o time longe da parte de cima.
Na próxima rodada, o Brasil pode fechar o ano em segundo lugar, atrás da Argentina, se vencer o Uruguai na Fonte Nova e se o Equador vencer a Colômbia, em Barranquilla.
Ou pode fechar até em sexto lugar, se perder para os uruguaios, o Paraguai e o Equador ganharem na Bolívia e Colômbia, respectivamente.
Por mais tentadora que pareça a ideia de se aproximar da liderança, possibilidade pela derrota da Argentina nesta rodada, o melhor cenário é que Argentina e Colômbia disparem e o Brasil abra alguma folga em relação ao bloco intermediário de equatorianos e paraguaios.
Em qualquer hipótese, o Brasil ficará pressionado na tabela se não ganhar do Uruguai na próxima terça-feira, em Salvador.