Vaquinha da Arena começa com sucesso e pode contrapor campanhas do passado
A vaquinha da Gaviões da Fiel para quitação da dívida da Neo Química Arena arrecadou R$ 5 milhões nas primeiras quinze horas. Por enquanto, um sucesso.
Não dá para saber se o ritmo seguirá nas próximas semanas, mas os primeiros números divulgados impressionam, principalmente comparando com campanhas de arrecadação semelhantes, no passado.
Em 1997, a Federação Paulista criou o Disk Marcelinho. Pagou US$ 15 milhões ao Valencia para recomprar o meia e pretendia igualar o valor com doações de R$ 3 a cada telefonema das quatro maiores torcidas do estado de São Paulo.
Os corintianos foram responsáveis por 62,5% das doações, e Marcelinho voltou ao clube que o havia vendido ao Valencia. A Federação não arrecadou mais do que 10% do que investiu. Arcou com o prejuízo.
"Uma das diferenças daquele tempo para hoje é a credibilidade", disse ao De Primeira o advogado da Gaviões da Fiel, Édson Baptista de Oliveira.
Claramente há outras, como o desenvolvimento da internet nos últimos 27 anos e a informação de que o dinheiro doado seguirá diretamente para a conta da Caixa Econômica Federal, sem passar por nenhum dirigente.
Se o ritmo das doações não diminuir, será possível alcançar os R$ 700 milhões em três meses. O plano da Gaviões da Fiel é chegar ao valor em seis.
O financiamento feito pela Caixa foi de R$ 400 milhões. Com os juros e renegociações, o número saltou para R$ 700 milhões. Estima-se que nos últimos dez anos, o Corinthians pagou apenas R$ 5 milhões do principal da dívida e muito mais do que isso em juros. Só em 2024, houve quatro parcelas que totalizarão R$ 80 milhões.
As primeiras horas são surpreendentes.