Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Guardiola vive pior sequência da carreira, mas sobreviveu a outras crises

A sequência de seis jogos sem vencer, com cinco derrotas no período, é inédita na carreira de Josep Guardiola como técnico.

O Manchester City perdeu seguidamente para o Bournemouth (1 x 2), Sporting (1 x 4), Brighton (1 x 2), Tottenham (0 x 4), empatou com o Feyenoord depois de estar vencendo por 3 x 0 (3 x 3) e caiu para o Liverpool (0 x 2).

Somar apenas um ponto em 18 disputados é, disparadamente, a pior série de Guardiola. Em Anfield, durante a derrota por 2 x 0 para o Liverpool, Guardiola foi provocado pela torcida rival com cantos de que seria demitido na segunda-feira. O treinador catalão levantou seis dedos em referência às seis conquistas do Campeonato Inglês em oito temporadas. Mordeu a isca.

Houve outras crises.

Em 2016/17, primeira temporada pelo Manchester City, seu mês de abril foi tétrico. Empatou com o Stoke City (0 x 0), perdeu para o Monaco e foi eliminado da Liga dos Campeões (1 x 3), voltou a empatar com o Liverpool (1 x 1) e Arsenal (2 x 2), antes de fechar uma série de cinco partidas com derrota para o Chelsea (1 x 2). Os citizens terminaram em terceiro lugar, atrás do Chelsea, campeão, e do Tottenham, vice.

Em 2014/15, sua segunda época no Bayern, perdeu quatro partidas de uma sequência de cinco e foi eliminado da Liga dos Campeões pelo Barcelona. A lista começa contra o Bayer Leverkusen (0 x 2), segue com Barcelona (0 x 3), Augsburg (0 x 1) e Freiburg (1 x 2). Só que entre Augsburg e Freiburg, houve uma vitória por 3 x 2 sobre o Barça. Não aliviou a eliminação da Champions, mas evitou a fila de cinco derrotas.

Na temporada 2011/12, sua última pelo Barcelona, a eliminação da Champions se somou à perda do título espanhol, com uma série de três jogos: Chelsea 1 x 0 Barcelona, Barcelona 1 x 2 Real Madrid, Barcelona 2 x 2 Chelsea.

Nada tão surpreendente quanto os seis jogos sem vencer, cinco derrotas e um empate. É o pior momento da carreira do melhor técnico do planeta. Mas ele superou outras crises.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.