Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

CBF precisa voltar a fazer Brasileirão ter rodada final com clássicos

É óbvio que não vai haver entrega. Nenhum técnico ou diretor pode entrar no vestiário e dizer: "Hoje temos de perder". Se fizesse isso, a história se espalharia entre os boleiros e nunca mais poderia cobrar qualquer elenco dizendo: "Hoje, temos de ganhar". O Botafogo tem tudo para vencer o Brasileirão, porque é melhor do que o São Paulo. Qualquer São Paulo, titular, reserva ou júnior.

Mas como, a cada vez que se criam situações de um clube poder vencer seu último jogo e ajudar ou prejudicar um rival histórico, toda vez o assunto vem à tona. É só ligar o rádio, a televisão ou acessar um site.

O antídoto para este veneno do Brasileirão foi usado entre 2011 e 2012 com inesperado sucesso. Depois de duas temporadas com conversas sobre entrega em Corinthians 0 x 2 Flamengo, Palmeiras 1 x 4 Fluminense e Flamengo 2 x 1 Grêmio, o Corinthians foi campeão de 2011 empatando um Dérbi contra o Palmeiras, enquanto o Flamengo tirava do Vasco a chance de título, com outra igualdade por 0 x 0, e o Cruzeiro escapou do rebaixamento com 6 x 1 sobre o Atlético.

A tabela deixou de dar margem às conversinhas fiadas de derrotas propositais.

Os clássicos deixaram de ser disputados nas duas últimas rodadas na gestão Marco Polo Del Nero. A estratégia resistiu ao Santos fazendo gol aos 49 minutos do segundo tempo contra o Vitória, o que ajudou o Palmeiras na luta contra o descenso de 2014.

As conversas não são só no Brasil nem só nos pontos corridos. A torcida do Fluminense se lembra da derrota do Flamengo para o Bahia, em São Januário, na última rodada da primeira fase em 1996. Não eram pontos corridos, o Flu foi rebaixado ao final da etapa de classificação e deu margem a boato mesmo assim.

Na penúltima rodada da Premier League desta temporada, o técnico australiano Ange Postecoglou lamentou que a torcida do Tottenham, seu clube, torcesse pela derrota para o Manchester City, para evitar que o Arsenal tivesse chance de título: "Sei que, nas redes sociais, 99% dos nossos torcedores querem perder. Compreendo a rivalidade, até porque vim do Celtic, rival do Rangers. Mas não posso aceitar nunca que um torcedor queira a derrota de seu próprio time de coração."

O Manchester City venceu por 2 x 0, com gols de Haaland aos 6 e 46 minutos do segundo tempo, mas só foi campeão na rodada seguinte, ao vencer o West Ham. Na temporada 2001/02, a Roma chegou à última rodada do Campeonato Italiano com chance de título, atrás de Internazionale e Juventus. Dependia de uma derrota da Internazionale para a Lazio, sua grande rival. A Lazio ganhou da Inter por 4 x 2 e ficou em terceiro lugar. A campeã foi a Juventus, que ganhou da Udinese. A Roma foi vice. Se dependesse só da Lazio, ganharia o troféu.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.