Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

O Santos precisa mais de Neymar do que Neymar do Santos? Não é bem assim

As frases que saem fácil da boca nem sempre são as mais comprováveis pelo tempo.

Ler jornal velho é uma boa experiência neste sentido.

O retorno mais pesado do futebol brasileiro foi o de Romário. Decidiu voltar ao Rio, logo depois de ser eleito o melhor jogador do mundo.

O Barcelona não queria perdê-lo.

Completamente diferente de Ronaldo, que já tinha deixado o Milan quando chegou ao Corinthians, ou de Neymar, cuja rescisão de contrato foi aceita pelo Al Hilal, que nem sequer o havia inscrito para o campeonato saudita.

Mas Romário não fez tão bem ao Flamengo dos anos 1990 quanto Ronaldo ao Corinthians em 2009.

É quase consenso que o Santos precisa mais de Neymar do que Neymar do Santos.

Mas não é verdade, ou, pelo menos, não se trata de toda a verdade.

Neymar precisa muito do Santos e decidiu retornar para tentar se reencontrar com a felicidade de jogar futebol, com sua boa forma física, muito distante, com sua qualidade técnica — que depende de seu corpo.

Continua após a publicidade

O Santos precisa de Neymar por uma questão de recuperação de sua imagem, mais rapidamente do que seria sem ele.

Mas que só acontecerá se Neymar jogar bem.

Ninguém tem certeza se conseguirá atuar em nível internacional. Nem mesmo com índice nacional. Jorge Jesus já disse que, na Arábia, "não estava fácil"...

O Santos viveu sem Pelé e foi campeão com Juary e Pita. Contratou Serginho Chulapa, autor de gol de título, e renasceu com outra geração de meninos, de Diego Ribas. Tentou recuperar Robinho, que, antes de ser vilão e preso, foi coadjuvante de Neymar. Vendeu o Menino Ney para o Barcelona e foi campeão mesmo assim, com Gabigol em 2015 e 2016.

A notícia do retorno de Neymar é mais impactante do que a certeza inexistente se jogará bem.

O Santos viveu sem Pelé e pode renascer sem Neymar.

Continua após a publicidade

Decidiu que será com ele. Não está errado, nem certo.

O Santos entende que Neymar será importante para o clube.

Neymar também sabe que o Santos será importante para sua vida.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

10 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Jair Alves do Santos

Excelente reflexão, concordo com maior parte, ídolos fazem parte da história de um clube vitorioso e merecem ser reconhecidos, Neymar é um Gênio da bola e quem conhece de futebol sabe disso, participou de 3 copas com um grupo da seleção fraco, a eliminação para Croácia da forma que ocorreu foi traumática demais e tirou a alegria de jogar, acredito muito que vai reencontrar essa alegria na Vila Belmiro e ainda vai ter muito a nos mostrar em campo e na seleção.   

Denunciar

Sergio Alves de Campos Filho

PVC, eu Santista desde que nasci, 1955, achei sua análise Maravilhosa !!! Pela lucidez que apresenta, sem firulas, real, prática e objetiva.... ou seja, observando a ´realidade´ do momento, Parabéns amigo !!!

Denunciar

Filipe Caldas Junqueira

Nobre comentarista, o treinador JJ , que afirmou de forma prepotente que o Flamengo de 2019 era melhor que o Botafogo de 2024, quando na verdade essa comparação não era para existir , pois o técnico que se citou até Pedro Allvarez Cabral ( e ficou sem resposta) ignora que em 2019 não havia concorrência. No confronto com o Palmeiras do Abel esse “ Pedro Álvares Cabral “ só venceu nos pênaltis e se mandou. O Botafogo de 2024 só pegou pedreira. Mas o jj afirmou que o Neymar não gosta tanto de futebol. Se ele tiver certo , o Neymar , bilionário , não precisa do Santos para nada. Até já adiou a chegada. Me impressionou o JJ ofender o futebol brasileiro citando um colonizador e se gabando , e ficou sem resposta. Se fosse a Leila , uma mulher, teriam dado uma resposta. O futebol brasileiro está morrendo. Uma pena , pois principalmente Santos e Botafogo fizeram desse do Brasil o país do futebol.

Denunciar