Volante no ataque é o novo teste de Simeone no Atlético de Madri
O Atlético de Madrid ficou no empate com o Athletic Bilbao na volta de La Liga. Embora Diego Costa tenha marcado o gol da equipe de Simeone, foi o companheiro de ataque quem chamou atenção.
Marcos Llorente. O meio-campista chegou do Real Madrid no início da temporada. Por lá, era o reserva de Casemiro e desempenhou muito bem a função nas oportunidades que recebeu.
No Atleti, é opção em um setor de bons nomes. Embora tenha perdido Rodri, o elenco ainda conta com Thomas Partey, Koke e Saúl como referências de qualquer formação.
Llorente foi o herói na classificação sobre o Liverpool, na Champions, antes da parada. E hoje foi a novidade de Simeone. No 4-4-2, atuou ao lado de Diego Costa, que não jogou bem, apesar do gol.
Não é inédito. No título espanhol de 2013/14, por exemplo, o técnico argentino potencializou demais Raúl García ao transformá-lo em atacante.
Também era um volante de chegada, mas encaixou perfeitamente na ideia do time.
Alguém com fôlego para pressionar no campo de ataque e com força física para ganhar os duelos aéreos, se transformando em um alvo para as saídas mais diretas desde a defesa ou em cruzamentos para a área. Fez gols importantes e virou um símbolo, ainda que como um 12º jogador.
Marcos Llorente é um pouco diferente. Embora seja um grande recuperador de bola, tem agilidade com a bola nos pés e se desenvolveu muito fisicamente, por mais que não seja um trombador.
Ainda não encaixa no perfil de alvo para bolas longas, mas pode virar uma alternativa para a função, aumentando a capacidade de pressionar os adversários sem a bola.
Pode ser estranho reduzir a questão a "volante jogando de atacante", mas a ideia é válida dentro de determinados contextos, como o próprio histórico de Simeone no Atlético mostra. É observar as próximas semanas para ver se foi algo pontual ou o início de um projeto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.