Brasil vive seca de 8 anos sem artilheiro nas 5 principais ligas da Europa
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Você se lembra quando foi a última vez em que um jogador brasileiro terminou como artilheiro nos principais campeonatos nacionais da Europa (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês e Italiano)? Confesso que tive que pesquisar para me recordar: foi Nenê, pelo Paris Saint-Germain, há oito anos, na temporada 2011/12 do Campeonato Francês.
Na última década, aliás, o atual jogador do Fluminense foi o único brasileiro a terminar como principal goleador em uma das 5 ligas top da Europa, como eles gostam de chamar por lá - Portugal não entra nessa conta. Vale lembrar que nenhum brasileiro conseguiu ser artilheiro na Inglaterra.
Na década anterior, entre 2001 e 2010, tivemos seis artilheiros, entre eles Ronaldo, no Espanhol, Amoroso, Élber, Aílton e Grafite (Alemão) e Sonny Anderson (Francês). Já nos anos 90, tivemos ainda Bebeto, Romário e o próprio Ronaldo, no Campeonato Espanhol, além de Sonny Anderson (mais duas vezes no Francês) e Amoroso no Italiano.
Brasileiros que já foram artilheiros nos cinco principais campeonatos nacionais da Europa (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês e Italiano)
Temporada 2019/20
Na temporada 2019/20, nas 5 principais ligas nacionais do Velho Continente, o brasileiro que mais marcou gols foi João Pedro, do Cagliri, da Itália, com 18 gols. Ex-Atlético-MG e Santos, ele está no clube italiano desde 2014 e está em 5º na artilharia geral da Série A 2019/20, 16 gols atrás do artilheiro Immobile, da Lazio, que marcou 34 gols. O zagueiro Bremer, ex-Galo, é o segundo brasileiro com mais gols, com apenas 3 tentos marcados.
Na Inglaterra, o recordista foi Gabriel Jesus, do Manchester City, com 14 gols (9 a menos que Vardy, do Leicester, o artilheiro com 23 gols). Na França, Neymar fez 13 gols em 15 jogos e teve a melhor média. Mas como o Campeonato Francês parou na 27ª rodada por conta da pandemia, o atacante não pode brigar pela artilharia, que ficou com seu companheiro Mbappé e Ben Yedder, do Monaco, com 18 gols cada.
Na Alemanha, Philippe Coutinho, mesmo não sendo titular absoluto do campeão Bayern Munique, foi o brasileiro com mais gols (8), três a mais do que Matheus Cunha, que fez um bom campeonato, sendo transferido na metade de temporada do Hertha Berlim para o RB Leipzig. Já na Espanha, Willian José foi o brasileiro com mais gols, repetindo a façanha de 2018.
Brasileiros com mais gols nas cinco principais ligas nacionais da Europa (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês e Italiano)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.