Topo

Rodolfo Rodrigues

Quatro treinadores vão disputar a semifinal da Champions pela primeira vez

Rudi Garcia, técnico do Lyon - FRANCK FIFE / POOL / AFP
Rudi Garcia, técnico do Lyon Imagem: FRANCK FIFE / POOL / AFP

16/08/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Como em 2004, a Liga dos Campeões da Europa de 2019/20 terá a presença de quatro treinadores novatos em semifinal da competição. Entre os quatro finalistas desta atual edição, teremos três treinadores alemães (Thomas Tuchel, do PSG; Julian Naggelsmann, do RB Leipzig; e Hans-Dieter Flick, do Bayern Munique), e um francês (Rudi Gardia, do Lyon).

Em 2004, os estreantes foram José Mourinho, do campeão Porto-POR, o francês Didier Deschamps, do Monaco, então o técnico mais jovem a chegar numa semifinal — foi superado agora por Naggelsmann. Curiosamente, aquela foi a primeira e última vez de Deschamps, campeão da Copa do Mundo de 2018 com a seleção francesa, entre os quatro primeiros na Champions.

Os outros dois novatos naquela edição foram o espanhol Javier Irureta, com o La Coruña, e o italiano Claudio Ranieri, com o Chelsea. Ranieri, aliás, foi o mesmo que levou o Leicester ao título inglês em 2016.

Mas voltando aos treinadores que chegaram à semifinal agora em 2020, dois deles começaram os trabalhos em seus clubes nessa temporada apenas. Ambos os técnicos dos times alemães. Flick assumiu o Bayern Munique em novembro, depois da demissão do croata Niko Kovac, estreando também sua carreira como treinador. Já Naggelsmann começou pelo RB Leipzig em julho de 2019, vindo do Hoffenheim.

Entre os técnicos dos times franceses, estão Rudi Garcia, que já foi finalista da Liga Europa com o Olympique de Marselha, e Thomas Tuchel, que dirige o PSG desde a temporada 2017/18.

Todos os treinadores que chegaram à semifinal da Liga dos Campeões da Europa:

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)