Topo

Rodolfo Rodrigues

Neymar e Mbappé formam a melhor dupla de ataque do mundo na atualidade

Neymar e Mbappe comemoram um dos gols do PSG sobre a Atalanta, nas quartas de final da Champions - David Ramos/Getty Images
Neymar e Mbappe comemoram um dos gols do PSG sobre a Atalanta, nas quartas de final da Champions Imagem: David Ramos/Getty Images

21/08/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Desde que começaram a atuar juntos pelo PSG, em 2017, os atacantes Neymar e Mbappé vêm conseguindo grandes feitos pelo clube e formando uma das maiores duplas do futebol na atualidade. Os dois jogadores mais valiosos do mundo, segundo o site alemão Transfermarkt, levaram o time francês à final da Liga dos Campeões pela primeira vez e podem ainda conquistar o inédito título para o clube de Paris.

Invictos nos últimos 24 jogos em que atuaram juntos (21 vitórias, sendo 11 seguidas, e 3 empates), Neymar e Mbappé têm números impressionantes pelo PSG. Jogando lado a lado, em 64 partidas, tiveram um aproveitamento de 83,3% de pontos, com 51 vitórias, 7 empates e apenas 6 derrotas, a última delas no dia 9 de janeiro de 2019 (1 x 2 para o Guingamp na Copa da Liga Francesa). Nesse período em que atuaram juntos, Neymar e Mbappé marcaram 106 gols pelo Paris Saint-Germain (56 do brasileiro e 50 do francês).

Jogador com mais dribles no futebol europeu na temporada 2019/20, o brasileiro vem se destacando nos passes (tem 12 assistências) e também nas finalizações. Já Mbappé, artilheiro do Campeonato Francês, tem 19 assistências na temporada e já marcou 30 gols.

Mas a dupla do PSG não impressiona apenas pelos números. Neymar e Mbappé chamam a atenção mesmo hoje em dia pela qualidade do futebol. Neymar, que vem atuando mais na criação das jogadas e não tão aberto quanto nos tempos de Barcelona, vem sendo o grande nome do PSG nos mata-matas da Liga dos Campeões. Habilidoso e com uma técnica incomum, o brasileiro vem se entendendo perfeitamente com o veloz e também habilidoso Mbappé.

Com toques rápidos e envolventes e muita movimentação, a dupla vem infernizando as defesas adversárias. No jogo contra a Atalanta, o gol da virada saiu justamente de uma jogada de dupla. Neymar deu o passe, Mbappé infiltrou a área com velocidade e deu o passe para Choupo-Moting marcar.

Lewandowski e Gnabry marcaram juntos 78 gols na temporada pelo Bayern Munique e têm números superiores ao da dupla Neymar-Mbappé (49 gols). Outras duplas, Sterling e Gabriel Jesus (Manchester City), Cristiano Ronaldo e Dybala (Juventus), Lukaku e Lautaro Martínez (Internazionale) marcaram curiosamente 54 gols e também balançaram mais vezes as redes. Mas continuo achando que tecnicamente nenhuma é superior à dupla do Paris Saint-Germain hoje. E é com a genialidade e a criatividade deles que o PSG pode superar o poderoso Bayern na final da Champions.

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)