Abel Ferreira tem começo superior ao de Jorge Jesus no futebol brasileiro
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Contratado pelo Flamengo em julho de 2019, o experiente técnico português Jorge Jesus teve uma rápida adaptação ao futebol brasileiro, conseguiu resultados expressivos e fechou a temporada com chave de ouro ao conquistar o Brasileirão (com recorde de pontuação) e a Libertadores.
Além disso, abriu a porta para a chegada de outros treinadores de Portugal, como Jesualdo Ferreira (Santos), Ricardo Sá Pinto (Vasco) e Abel Ferreira (Palmeiras), que vem seguindo os passos do Mister. Em apenas dois meses de trabalho, Abel levou o Palmeiras à final da Copa do Brasil, está muito próximo de ser finalista da Libertadores e segue vivo na briga pelo título do Brasileirão.
Com um ótimo início pelo Palmeiras, Abel Ferreira vem tendo até um começo superior ao de Jorge Jesus no Flamengo. Em seus primeiros 19 jogos pelo alviverde, o português de 42 anos conseguiu 13 vitórias, 4 empates e sofreu apenas 2 derrotas, tendo um aproveitamento de 75,4% dos pontos, além de avançar nos mata-matas. Jorge Jesus, nos 19 primeiros jogos pelo Flamengo, venceu 12, empatou 4 e perdeu 3 jogos (71,9%).
Com Abel, o Palmeiras marcou 37 gols (1,95 por jogo) e sofreu 10 gols (0,53). Com JJ, o Flamengo, no mesmo período, marcou 39 gols (2,05) e levou 16 gols (0,84). De acordo com o site SofaScore, o Palmeiras de Abel precisa de muito mais chutes para sofrer um gol (16,8) do que o Fla de Jorge Jesus nos 19 primeiros jogos (8 chutes).
Em relação aos chutes a gol, os dois times praticamente se equivalem (203 do Palmeiras e 204 do Flamengo). O rubro-negro de JJ, porém, teve uma pontaria melhor, acertando 107 deles contra 92 do Palmeiras e uma precisão de 52% contra 45%. Nos passes certos, o Fla também era melhor com 83% de acerto com 79% do Palmeiras.
Nessa terça-feira (12), o Palmeiras jogará contra o River Plate no jogo de volta da semifinal da Copa Libertadores, podendo perder por até 2 gols de diferença para avançar à final, que será realizada no dia 30 de janeiro no Maracanã. No início de fevereiro (nos dias 3 e 10), o time de Abel Ferreira disputará o título da Copa do Brasil contra o Grêmio. Caso conquiste a Libertadores, o Palmeiras jogará no Mundial de Clubes no Catar, nos dias 7 de fevereiro (semifinal) e 11 de fevereiro (final, se passar pela semi). Nesse caso, provavelmente as datas da final da Copa do Brasil deverão ser remarcadas.
Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.