Palmeiras x Santos terá 1º brasileiro campeão da Libertadores no Maracanã
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Palmeiras e Santos vão decidir o título da Copa Libertadores de 2020 no próximo dia 30, às 17h, no Maracanã. Essa será a quarta vez que o estádio receberá um jogo de final da principal competição sul-americana e a segunda valendo taça.
No dia de 3 de setembro de 1963, o Santos, de Pelé, fez o jogo de ida da final contra o Boca Juniors no Rio de Janeiro, levando 55 mil pessoas para ver a vitória por 3 a 2 sobre o time argentino. Coutinho (duas vezes) e Lima marcaram os gols do Santos naquela noite. Na volta, na Bombonera, em Buenos Aires, o Peixe venceu por 2 a 1 e conquistou o bicampeonato.
Nos anos 1960, o Santos atuou também no Maracanã como mandante nas finais dos Mundiais Interclubes de 1962 (3 a 2 no Benfica-POR) e 1963 (4 a 2 e 1 a 0 no Milan-ITA).
Em 1981, no dia 13 de novembro, o Flamengo bateu o Cobreloa-CHI no jogo de ida por 2 a 1 diante de 93.985 pessoas no Maracanã, com 2 gols do Galinho Zico.
Já no dia 2 de julho de 2008, o Fluminense, do técnico Renato Gaúcho, conseguiu reverter uma vantagem de 2 gols contra a LDU Quito-EQU numa final dramática. Depois de perder por 4 a 2 no Equador, o Tricolor fez 3 a 1 no jogo de volta no Maraca, com 3 gols de Thiago Neves, até hoje o único jogador a marcar 3 vezes em uma única final. Nos pênaltis, porém, o time equatoriano ficou com o título, sendo o único clube a ser campeão no Maracanã.
O Palmeiras, que conquistou a Copa Rio de 1951 no Maracanã, e a Taça Brasil de 1967, no jogo desempate contra o Náutico, poderá voltar a ganhar um título lá. Em 1997, em sua outra final disputada no mesmo local, o time perdeu o título do Brasileirão de 1997 para o Vasco.
O Santos disputou 6 títulos até hoje no Maracanã, sendo campeão 5 vezes. Em 1963, em jogo da Taça Brasil de 1962, o time de Pelé e Cia goleou o Botafogo de Garrincha, Nilton Santos, Zagallo, Amarildo e Manga, em uma exibição clássica e inesquecível. Em 1964, também pela Taça Brasil, o Santos foi campeão após empatar com o Flamengo por 0 a 0 (venceu a ida por 4 a 1 no Pacaembu). No ano seguinte, em 1965, Pelé marcou o gol da vitória sobre o Vasco que deu mais um título da Taça Brasil ao Peixe. Em 1968, na última rodada do quadrangular final, o Santos venceu o Vasco por 2 a 1 e ficou com o título do Robertão.
Em 1997, pelo Torneio Rio-São Paulo, o Peixe empatou com o Flamengo por 2 a 2 e ficou com o título, quebrando um jejum de 13 anos sem títulos oficiais. Já em 1959, o Santos perdeu sua única final no Maracanã, no jogo de desempate da Taça Brasil, quando levou de 3 a 1 do Bahia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.