Com possíveis 5 títulos, Palmeiras pode superar feito do Santos de Pelé
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Campeão Paulista depois de 12 anos, o Palmeiras tem a chance de conquistar ainda mais quatro títulos na temporada 2020 e se tornar o primeiro clube brasileiro a se tornar campeão dos cinco principais torneios da temporada: Mundial de Clubes da Fifa, Copa Libertadores, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Estadual.
Desde o início da Libertadores e do Mundial Interclubes (em 1960), o clube que mais conquistou títulos em uma só temporada foi o Santos, quatro vezes campeão em 1962 e em 1963. No primeiro ano, o time de Pelé, Pepe e Coutinho foi campeão do Mundial Interclubes, da Libertadores, da Taça Brasil e do Paulistão. Naquele ano, porém, não disputou o Torneio Rio-São Paulo. Em 1963, jogou e ganhou o Rio-São Paulo, além do Mundial, Libertadores e Taça Brasil, mas não levou o Paulistão (foi 3º colocado).
Em 1993, o São Paulo de Telê Santana foi campeão Mundial, da Libertadores e ganhou mais outros dois títulos (Supercopa Libertadores e Recopa Sul-Americana), faturando também 4 títulos numa só temporada. No Brasileirão, porém, foi o 4º colocado e no Paulistão ficou no 3º lugar.
Desde 2000 para cá, quando começou o Mundial de Clubes da Fifa, o clube com mais títulos em uma única temporada foi o São Paulo de 2005, que levou também a Libertadores e o Paulistão naquele ano.
Clubes brasileiros campeões Mundiais e da Libertadores com mais títulos em uma única temporada:
4 TÍTULOS
- Santos 1962 (Mundial, Libertadores, Taça Brasil e Paulistão)
- Santos 1963 (Mundial, Libertadores, Taça Brasil e Rio-São Paulo)
- São Paulo 1993 (Mundial, Libertadores, Supercopa Libertadores e Recopa Sul-Americana)
3 TÍTULOS
- Flamengo 1981 (Mundial, Libertadores e Carioca)
- São Paulo 1992 (Mundial, Libertadores e Paulista)
- São Paulo 2005 (Mundial, Libertadores e Paulista)
2 TÍTULOS
- Grêmio 1983 (Mundial e Libertadores)
- Internacional 2006 (Mundial e Libertadores)
- Corinthians 2012 (Mundial e Libertadores)
1 TÍTULO
- Corinthians 2000 (Mundial)*
* Entrou como campeão do país-sede no torneio
Entre os clubes brasileiros que conquistaram a Libertadores, mas não ganharam o Mundial de Clubes, alguns também conseguiram levantar outras importantes taças na mesma temporada, como o Flamengo de 2019, que levou também o Brasileirão e o Carioca. O rubro-negro, aliás, foi o 1º a ganhar do Brasileirão desde 1971 e a Libertadores no mesmo ano. O Santos de 1962 e 1963 venceu a Libertadores e a extinta Taça Brasil (que tinha o formato da Copa do Brasil atual, mas era o único torneio nacional da época).
O Cruzeiro, campeão da Libertadores de 1997, ganhou também o Mineiro naquele ano, mas quase foi rebaixado no Brasileirão (terminou em 20º entre os 26 participantes - caiam 4 clubes). Outros campeões da Libertadores e Estaduais no mesmo ano foram o Grêmio (1995), o Vasco (1998), o Santos (2011) e o Atlético-MG (2013).
Em 1996, o Grêmio foi campeão Brasileiro, Gaúcho e da Recopa Sul-Americana, também conquistando 3 títulos, entre nacionais e internacionais. Outros que também ganharam 3 foram o Athletico-PR em 2019 (Copa do Brasil, Copa Suruga e Paranaense) e o Flamengo em 2020 (Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Carioca).
Já o Cruzeiro de 1976, o Internacional de 2010 e o Grêmio de 2017, campeões da Libertadores nos respectivos anos, não conquistaram outros títulos na mesma temporada.
Tríplice coroa nacional
Desde que a Copa do Brasil foi criada, em 1989, apenas um clube conseguiu conquistá-la no mesmo ano em que venceu também o Brasileirão: o Cruzeiro de Vanderlei Luxemburgo, em 2003, que abocanhou ainda o Campeonato Mineiro naquele ano. Outro time que conseguiu dois títulos nacionais na mesma temporada foi o Palmeiras, em 1967, campeão da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, ambos reconhecidos depois pela CBF como Brasileiro.
O Palmeiras, em 1993, conseguiu conquistar também 3 títulos no Brasil: Campeonato Brasileiro, Torneio Rio-São Paulo e Paulistão. Já em 1964, o Santos venceu a Taça Brasil, o Rio-São Paulo e o Paulistão.
Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.