Topo

Rodolfo Rodrigues

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Flamengo pode repetir 2009 e ser campeão com apenas 2 rodadas na liderança

Gabigol comemora gol que marcou pelo Flamengo contra o Vasco - Thiago Ribeiro/Thiago Ribeiro/AGIF
Gabigol comemora gol que marcou pelo Flamengo contra o Vasco Imagem: Thiago Ribeiro/Thiago Ribeiro/AGIF

Colunista do UOL

11/02/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Depois de empatar com o Bragantino no último domingo (7) por 1 a 1, o Flamengo precisou secar o líder Internacional para continuar tendo chances de ser campeão brasileiro em 2020. E deu certo. Nessa quarta-feira (10), o Colorado tropeçou no Beira-Rio diante do Sport, perdeu por 2 a 1, e voltou a deixar o Flamengo dependendo apenas de si para ser campeão.

Agora, o Internacional lidera o Brasileirão com 66 pontos ao final da 35ª rodada, seguido de perto pelo Flamengo, que tem 65 pontos. Daqui duas rodadas, na 37ª e penúltima, os dois concorrentes ao título irão se enfrentar no Maracanã, quando o Rubro-Negro poderá pegar a liderança pela primeira vez na edição 2020. Assim, tem tudo para repetir a história de 2009, quando tomou a liderança do São Paulo na penúltima rodada e garantiu o título na 38ª rodada com a vitória sobre o Grêmio, no Maracanã.

Naquele ano, o Flamengo, de Adriano e Petkovic, era o 6º colocado na 32ª rodada, 6 pontos atrás do líder Palmeiras. Nos últimos jogos, venceu o Santos em casa (1 a 0), Atlético-MG fora (3 a 1), Náutico fora (2 a 0) e depois empatou com o Goiás, no Maracanã (0 a 0), na 36ª rodada. Por sorte, o Botafogo bateu o líder São Paulo, que continuou apenas 1 ponto à frente do Fla (62 a 61).

Na 37ª rodada, o Flamengo venceu o Corinthians fora de casa (2 a 0) e contou com um novo tropeço do São Paulo (perdeu para o Goiás por 4 a 2, no Serra Dourada), para assumir a liderança pela 1ª vez naquele Brasileirão. Na última rodada, com gols dos zagueiros David Braz e Ronaldo Angelim, o Fla venceu o Grêmio no Maracanã e ganhou o seu 1º título Brasileiro na era dos pontos corridos.

Agora, em 2020, o Rubro-Negro tem a chance de pegar a liderança na 36ª rodada caso ganhe do Corinthians, em casa, e o Inter empate ou perca para o Vasco, em São Januário, no Rio de Janeiro. Caso Fla e Inter tenham o mesmo resultado na rodada, o Rubro-Negro pode assumir a liderança no confronto direto na 37ª rodada, no Maracanã. Na última rodada, o Flamengo pegará o São Paulo, no Morumbi, tendo, então, a chance de ganhar o bicampeonato e o 8º título nacional.

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)