Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.
Brasileiros Raphinha e Matheus Pereira ganham destaque na Liga Inglesa
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Dois desconhecidos brasileiros vêm ganhando destaque no Campeonato Inglês com números e atuações bem expressivas: o atacante Matheus Pereira, do West Bromwich, e o meia Raphinha, do Leeds United.
Nesse último sábado (3), Matheus Pereira foi o grande nome na goleada do West Brom sobre o Chelsea por 5 x 2 fora de casa, no Stamford Bridge. Autor de 2 gols e 2 assistências, o atacante de 24 anos vem fazendo um ótimo campeonato pelo time, que apesar de ótima vitória, continua na vice-lanterna.
Nessa edição da Premier League, Matheus tem 7 gols e 5 assistências, tendo participado diretamente de 12 dos 25 gols de sua equipe. Nascido em Belo Horizonte, o atacante saiu cedo do Brasil, quando foi para jogar nas categorias de base do Sporting-POR aos 14 anos. Sem conseguir destaque no time de Lisboa, Matheus foi emprestado para o Chaves-POR (na temporada 2017/18), para o Nuremberg-ALE (2018/19) e para o West Bromwich-ING (em 2019/20).
Pelo clube inglês, foi um dos destaques na campanha do acesso para a primeira divisão e acabou sendo contratado em definitivo por 8,25 milhões de euros. Hoje, está com o passe avaliado em 13 milhões e sendo cogitado para defender a seleção portuguesa na próxima Euro, em junho.
Já o meia Raphinha, também de 24 anos, vem brilhando em sua primeira temporada na Inglaterra. Revelado pelo Avaí em 2015, o jogador também foi para Portugal, jogando suas três primeiras temporadas no Vitória de Guimarães. Em 2018, foi o 4º maior artilheiro do Campeonato Português com 18 gols, sendo então contratado pelo Sporting por 6,5 milhões de euros.
Na temporada seguinte (2018/19), pelo novo clube, fez um bom campeonato e acabou comprado pelo Rennes, da França, por surpreendentes 21 milhões de euros. Um ano depois de atuar na Liga Francesa foi emprestado ao Leeds e em seguida comprado em definitivo por 18,6 milhões de euros.
Com 6 assistências na Premier League, Raphinha é o brasileiro com mais assistências nas 5 principais ligas da Europa nessa temporada 2020/21. Autor de 6 gols, é um dos principais artilheiros do Brasil no Velho Continente nessa temporada e um dos destaques do time do técnico Marcelo Bielsa, que ocupa a 11ª colocação após 31 rodadas. Em alta, pode até vir a ser testado em breve pelo técnico Tite na seleção brasileira.
Brasileiros com mais gols nas Top-5 ligas nacionais da Europa (2020/21):
13 - João Pedro (Cagliari)
8 - Gabriel Jesus (Manchester City)
8 - Júnior Messias (Crotone)
7 - Matheus Cunha (Hertha Berlim)
7 - Matheus Pereira (West Bromwich)
6 - Raphinha (Leeds)
6 - Roberto Firmino (Liverpool)
6 - Richarlison (Everton)
Brasileiros com mais assistências nas Top-5 ligas nacionais da Europa (2020/21):
6 - Raphinha (Leeds)
5 - Matheus Cunha (Hertha Berlim)
5 - Matheus Pereira (West Bromwich)
5 - Rafinha (PSG)
5 - Roberto Firmino (Liverpool)
5 - Rodrygo (Real Madrid)
5 - Willian (Arsenal)
Números de Raphinha e Matheus Pereira nas estatísticas do SofaScore no Campeonato Inglês 2020/21:
Raphinha - Matheus Pereira
Jogos: 25 - 26
Gols: 6 - 7
Assistências: 6 - 5
Minutos para participar de gol: 166 - 164
Passes decisivos: 55 - 45
Grandes chances criadas: 10 - 7
Chutes (no gol): 45 (22) - 34 (19)
Dribles certos: 48 (56%) - 31 (54%)
Notas: 7.16 - 7.08
Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.