Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Atlético-MG pegou o pior chaveamento e Flamengo o melhor na Libertadores
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A Conmebol sorteou nesta terça-feira (1) os confrontos das oitavas de final e o chaveamento da competição até a final. Melhor time da fase de grupos, o Atlético-MG vai pegar o Boca Juniors nas oitavas e, se passar, terá pela frente outro argentino: o vencedor de River Plate e Argentinos Juniors. Vida dura para o Galo pela frente.
Ainda do lado dessa chave, estão São Paulo e Palmeiras, que podem se enfrentar nas quartas de final se passarem por Racing-ARG e Universidad Católia-CHI, respectivamente. Poderemos ter, assim, nas quartas, Atlético-MG x River Plate e São Paulo x Palmeiras.
Do outro lado da chave, o Flamengo pegou o Defensa y Justicia-ARG e, se passar, pega o vencedor de Internacional x Olimpia-PAR. Já os dois confrontos serão entre Barcelona-EQU x Vélez Sarsfield-ARG e Cerro Porteño-PAR x Fluminense. Assim, é possível imaginar um cenário com Flamengo x Inter e Vélez ou Barcelona x Fluminense nas quartas e, quem sabe, um Fla x Flu na semifinal.
Analisando friamente, o caminho do Flamengo para a final está mais tranquilo do que o de Palmeiras, Galo ou São Paulo. Em 2020, o Palmeiras conseguiu se dar muito bem nesse chaveamento, confirmou seu favoritismo, e chegou ao título.
Veja abaixo o retrospecto histórico na Libertadores entre os confrontos das oitavas de final de 2021:
Flamengo x Defensa y Justicia-ARG
Nunca se enfrentaram anteriormente
Internacional x Olimpia-PAR
6 jogos, 4 vitórias do Inter, 1 empate, 1 vitória do Olimpia. No único mata-mata na história entre eles, deu Olimpia na semifinal de 1989. Em 2021, o Inter goleou o Olimpia por 6 x 1 em Porto Alegre e venceu em Assunção por 1 x 0.
Barcelona-EQU x Vélez Sarsfield-ARG
Nunca se enfrentaram anteriormente
Cerro Porteño x Fluminense
Nunca se enfrentaram anteriormente pela Libertadores. Na Sul-Americana, o Flu eliminou o Cerro na semifinal de 2009
Atlético-MG x Boca Juniors-ARG
2 jogos, 2 vitórias do Boca Juniors. Se enfrentaram pelo grupo da fase semifinal de 1978. O Boca ganhou no Mineirão por 2 x 1 e na Bombonera por 3 x 1 e foi para a final. O grupo tinha ainda o River Plate. Os times se enfrentaram ainda na final da Copa Ouro de 1993 (Boca campeão) e nas quartas de final da Mercosul de 2000 (Galo classificado).
River Plate-ARG x Argentinos Juniors-ARG
3 jogos, 1 vitória do Argentinos, 2 empates e 0 vitória do River. Os times se enfrentaram no grupo da fase semifinal de 1986 e terminaram empatados em pontos. No jogo desempate, o River, com vantagem, levou a melhor e foi para a final depois o 0 x 0 no tempo normal e na prorrogação.
Palmeiras x Universidad Católica-CHI
2 jogos, 2 vitórias do Palmeiras. Os times se enfrentaram na edição de 1968, na fase de grupos. Em 2000, na Mercosul, também na fase de grupos, o Palmeiras venceu no Chile (3 x 1) e empatou em casa (0 x 0).
São Paulo x Racing-ARG
2 jogos, 1 vitória do Racing, 1 empate, 0 vitória do São Paulo. Jogaram agora na fase de grupos de 2021. Na Argentina, empataram por 0 x 0. No Morumbi, o Racing bateu os reservas do São Paulo por 1 x 0.
Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.