Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Inglaterra e Itália chegam com o melhor futebol às quartas da Euro

Sterling comemora gol da Inglaterra contra a Alemanha - Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images
Sterling comemora gol da Inglaterra contra a Alemanha Imagem: Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images

Colunista do UOL

29/06/2021 20h43

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Euro 2020 conheceu nesta terça (29) suas últimas duas seleções classificadas para as quartas de final: Inglaterra e Ucrânia. Assim, temos já os quatro confrontos confirmados: Itália x Bélgica, Suíça x Espanha, Ucrânia x Inglaterra e República Tcheca x Dinamarca.

Até aqui, entre as oito seleções classificadas, temos apenas duas com 100% de aproveitamento (4 vitórias em 4 jogos): Itália e Bélgica, que coincidentemente se enfrentarão na próxima sexta-feira (2/8). A Espanha, com 11 gols, chega com o melhor ataque (isso depois de marcar 10 gols nos últimos dois jogos). Já a Inglaterra vem como a única seleção sem levar gol nessa Euro.

Pelo futebol apresentado até aqui, Itália e Inglaterra chegam com favoritismo às quartas de final e como fortes candidatos ao título. A seleção inglesa, que despachou a Alemanha com uma convincente vitória por 2 x 0 nesta terça (29), em Londres, vem mostrando solidez, principalmente defensiva, e um crescimento na competição. O time do técnico Gareth Southgate, está cada vez mais maduro e pronto para disputar de vez um título importante. Em 2018, na Copa do Mundo, parou na Croácia com uma derrota na prorrogação.

Na vitória contra a Alemanha, além de ver brilhar outra vez a estrela do atacante Sterling (que marcou seu 3º gol na Euro), o time inglês viu o centroavante Harry Kane desencantar e ainda pode contar com o bom futebol do reserva Jack Grealish. Agora, a English Team terá pela frente a Ucrânia, que passou raspando pela 1ª fase (com uma vitória sobre a Macedônia e duas derrotas, para Holanda e Áustria), e vem de vitória sobre a Suécia no último minuto da prorrogação.

Se confirmar seu favoritismo diante da Ucrânia, os ingleses terão pela frente o vencedor de República Tcheca e Dinamarca. Teoricamente rivais bem inferiores ao time inglês. Mais que nunca o caminho para a decisão da Euro nunca esteve tão próximo.

Do outro lado da chave, a Itália, que vem jogando o futebol mais atraente da Euro até aqui, terá um difícil jogo contra a forte seleção belga, do artilheiro Lukaku, que despachou Portugal, o último campeão europeu. O time de Roberto Mancini, invicto há 31 jogos, desde 2018, não terá moleza, mas se continuar jogando esse ótimo futebol, terá totais condições de chegar à semifinal. Com o segundo melhor ataque (9 gols) e a segunda melhor defesa (1), a Azzurra vem com um time azeitado.

Do outro lado, a surpreendente Suíça, que foi buscar o empate contra a França no final do 2º tempo, depois de estar perdendo por 3 x 1, fará um duelo interessante contra a seleção espanhola, que começou a Euro com dois empates, mas depois deslanchou com duas vitórias com muitos gols (5 x 0 na Eslováquia e 5 x 3 na Croácia. Seleção com mais posse de bola até aqui (73,5%), a Espanha ainda está longe de ser aquele time envolvente que faturou o bi em 2008 e 2012, mas volta a apresentar um forte futebol.

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)