Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Cruzeiro vai brigar mais um ano apenas para não cair para a Série C

Renato, do Avaí, celebra gol contra o Cruzeiro, pela Série B do Campeonato, no estádio do Mineirão - GLEDSTON TAVARES/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
Renato, do Avaí, celebra gol contra o Cruzeiro, pela Série B do Campeonato, no estádio do Mineirão Imagem: GLEDSTON TAVARES/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Colunista do UOL

17/07/2021 19h22

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A vida do cruzeirense não está nada fácil. Neste sábado (17), a Raposa perdeu por 3 x 0 para o Avaí, no Mineirão, amargando seu 6º jogo sem vitória na Série B do Brasileiro. Com apenas 11 pontos em 12 rodadas, o Cruzeiro caiu para a 16ª colocação, se aproximando da zona do rebaixamento.

No ano em que comemorou seu centenário, o Cruzeiro vem fazendo outra campanha sofrível na Segundona nacional e vai se distanciando do sonho de retornar para a Série A do Brasileiro em 2022. Como no ano passado, a briga da Raposa deverá ser apenas para não cair para a Série C.

Em 2020, a essa altura do campeonato, o Cruzeiro tinha os mesmos 11 pontos na 12ª rodada, também na 16ª colocação. Mas a campanha do time era melhor (com 5 vitórias, 2 empates e 5 derrotas contra 2 vitórias, 5 empates e 5 derrotas em 2021). A diferença é que em 2020 a Raposa começou a Série B com menos 6 pontos por causa de uma punição da Fifa.

No ano passado, o Cuiabá, 4º colocado, subiu para a Série A com 61 pontos. Para chegar a essa pontuação, o Cruzeiro vai precisar de 50 pontos nos 26 jogos restantes. Ou seja, um aproveitamento de 64,1% dos pontos disputados. Hoje, o aproveitamento da Raposa é de apenas 30,6%.

Em suas duas participações (2020 e 2021), em 50 jogos, o Cruzeiro tem apenas 44% de aproveitamento (16 vitórias, 18 empates e 16 derrotas). Nesses dois anos, sua melhor colocação foi o 10º lugar. Nunca o time alcançou a 9º colocação ou chegou perto do G4, o grupo de acesso para a Série A.

Em 2020, o Cruzeiro foi comandado por Enderson Moreira, Ney Franco e Luiz Felipe Scolari, sem conseguir melhorar sua situação. Em 2021, já perdeu o técnico Felipe Conceição e agora agoniza sob o comando de Mozart.

Eliminado na semifinal do Campeonato Mineiro e na 3ª Fase da Copa do Brasil (pelo Juazeirense-BA), o Cruzeiro com seu elenco limitado, caminha para ficar na Série B mais uma vez. Isso com otimismo, já que pelos números e pela situação atual, o time vai apenas brigar para não cair para Terceira Divisão.