Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

O que esperar do Real Madrid, de Carlo Ancelotti, para a temporada 2021/22

Karim Benzema, do Real Madrid, comemora gol contra Deportivo Alaves - Vincent West/Reuters
Karim Benzema, do Real Madrid, comemora gol contra Deportivo Alaves Imagem: Vincent West/Reuters

Colunista do UOL

17/08/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Do time titular do Real Madrid tricampeão da Champions League de 2018, sobraram apenas três peças na equipe que estreou no Campeonato Espanhol no último domingo (15): o brasileiro Casemiro, o croata Modric e o atacante Benzema. A dupla de zaga (Sergio Ramos e Varane) foi embora ao final da temporada 2020/21.

Além deles, o técnico Zidane, que dirigiu o time no tri, não renovou com o clube merengue ao final da última temporada, após não conquistar nenhum título. Desde sua volta, em 2020, Zizou não conseguiu dar o mesmo padrão de qualidade do time e deixou de ser elogiado. Para o seu lugar, o Real trouxe de volta o italiano Carlo Ancelotti, campeão da Champions e do Mundial em 2014 pelo clube.

Outro ex-campeão que voltou foi o atacante galês Gareth Bale, que fez uma boa Euro por sua seleção e uma boa reta final de temporada pelo Tottenham. Mas a grande novidade da equipe para esse começo de temporada, até aqui, é o lateral esquerdo Alaba, campeão de tudo com o Bayern Munique nos últimos anos.

O austríaco chega para ser o titular e dar uma melhorada no setor, que se enfraqueceu com a queda de rendimento do experiente lateral Marcelo e do pobre futebol apresentado pelo francês Mendy. Alaba pode ainda ser opção para a zaga e para o meio-campo do time de Ancelotti.

Na zaga, o treinador italiano, que dirigiu o Everton nas duas últimas temporadas, mantém o brasileiro Éder Militão como titular absoluto e tem agora a companhia do espanhol Nacho Fernández, que, aos 31 anos, parece ter sua grande chance na equipe sem Sergio Ramos. Alaba, hoje, é a outra opção para o setor.

Já na lateral direita, Dani Carvajal e Odriozola são as opções. Para o gol, o belga Courtois vai para mais uma temporada como titular, tendo no banco o ucraniano Lunin. No papel e pensando nos elencos que o Real Madrid já formou nos últimos anos, essa defesa não chega a animar.

Provável elenco do Real Madrid para a temporada 2021/22 - SofaScore - SofaScore
Provável elenco do Real Madrid para a temporada 2021/22
Imagem: SofaScore

Para o meio-campo, o Real manteve o sua linha defensiva que já vai para a sua sexta temporada atuando junta: Casemiro, Kroos e Modric. Destes, só o brasileiro fechou a última temporada em alta, sendo o vice-artilheiro do time. Na parte criativa, a esperança fica novamente com o jovem Fede Valverde. Aos 23 anos, o uruguaio tem, talvez, a derradeira chance de vingar com a camisa do clube. O brasileiro Renier, ex-Flamengo, medalha de ouro nas Olimpíadas, tem mais um ano de contrato com o Borussia Dortmund e não voltará para o Real Madrid. Como opção para a meia, o Real tem ainda o espanhol Isco.

O belga Hazard é outro que pode atuar nessa função, mas, ao que tudo indica, como na partida de estreia contra o Alavés, na vitória por 4 x 1, o jogador deverá atuar mais avançado, ao lado de Gareth Bale e do francês Benzema. O brasileiro Vinícius Júnior, titular em boa parte da última temporada, nem pode ser considerado reserva, já que tanto Bale, quanto Hazard, vêm sofrendo com lesões. O brasileiro Rodrygo e o sérvio Luka Jovic são outras opções para o ataque.

Na atualidade, o Real Madrid tem o sétimo elenco mais valioso do mundo, segundo o site Transfermarkt, à frente dos rivais Barcelona (8º) e Atlético de Madri (9º). Todos, porém, com valores muito próximos (778, 771 e 729 milhões de euros respectivamente).

Vice-campeão espanhol na última temporada e semifinalista da Liga dos Campeões, o Real entra nessa temporada 2021/22 brigando para recuperar o título nacional, depois de perdê-lo para o rival Atlético na última rodada, mas não chega como favorito na Liga dos Campeões como em temporadas passadas. A campanha na última edição, quando passou pelo Liverpool nas quartas, até surpreendeu. Mas hoje é difícil imaginar que o clube fique entre os quatro novamente.

Você pode me encontrar também no Twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)