Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Rodolfo: Renato Gaúcho brilha em goleada sobre o covarde Grêmio de Felipão

Colunista do UOL

25/08/2021 23h29

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Flamengo venceu o Grêmio por 4 x 0 nesta quarta-feira (25), em Porto Alegre, e abriu vantagem no duelo das quartas de final da Copa do Brasil. Mesmo jogando com um jogador a menos durante todo o segundo tempo (Isla foi expulso aos 44 minutos da primeira etapa), o Flamengo foi mais competente e venceu o Grêmio de Felipão, que pouco fez com a vantagem numérica em campo.

Depois de começar melhor a partida, o Grêmio sentiu a saída de Douglas Costa, por lesão, aos 28 minutos do primeiro tempo. Logo em seguida, o Flamengo cresceu no jogo e criou três boas chances seguidas e tomou conta da partida. Mas no finalzinho da primeira etapa, o lateral direito Isla levou o segundo cartão amerelo e foi expulso.

Com um jogador a menos, Renato Gaúcho tirou o meia Arrascaeta e colocou o volante Thiago Maia para fortalecer o meio campo, que ficou também sem Diego, amarelado e substituído por Matheuzinho, que foi recompor a lateral direita. As mudanças surtiram efeito e o Flamengo começou o segundo tempo com tudo, dando a impressão de que era ele que tinha um jogador a mais em campo.

Apesar de a saída de Arrascaeta ter sido bastante contestada, o Flamengo se acertou em campo. Assim, aos 7 minutos, abriu o placar com o zagueiro Bruno Viana, que aproveitou a sobra de um escanteio para marcar seu primeiro gol pelo clube. Após o gol, o Grêmio voltou a se arriscar e logo na sequência acertou o travessão de Diego Alves num belo chute de Alisson.

Mas a pressão tricolor praticamente parou aí. Aos 25 minutos, sem conseguir criar muitas chances, Felipão decidiu abrir um pouco o time e colocou Diego Souza no lugar do volante Thiago Santos. Mas foi o Flamengo quem mais chegou perto de marcar, num contra-ataque em que Everton Ribeiro acertou o pé da trave de Gabriel Chapecó.

Vendo os espaços, Renato ainda colocou Vitinho, mais veloz, justamente no lugar de Everton Ribeiro. E foi de Vitinho o passe perfeito para o gol de Michael (que entrou no lugar do lesionado ainda no primeiro tempo) para decretar a vitória aos 40 minutos do segundo tempo. E numa noite em que Renato Gaúcho acertou todas as substituições, Rodinei, que entrou no lugar de Gabigol após o segundo gol, fez o 3º gol do Fla já nos acréscimos. No final, Vitinho ainda marcou o pênalti sofrido por Michael.

Vitória justa do Flamengo, que soube melhorar em campo após os seus próprios erros. E um duro castigo para o desorganizado time de Felipão, que segue na zona do rebaixamento no Brasileirão e agora muito distante da vaga na semifinal da Copa do Brasil. O Flamengo chega agora a 9 jogos sem derrota para o Grêmio.

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)