Topo

Rodolfo Rodrigues

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Rodolfo: Matheus Cunha é a maior venda de um brasileiro na temporada 21/22

Matheus Cunha comemora gol marcado contra a Espanha na final dos Jogos Olímpicos de Tóquio - Lucas Figueiredo/CBF
Matheus Cunha comemora gol marcado contra a Espanha na final dos Jogos Olímpicos de Tóquio Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Colunista do UOL

26/08/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A janela de transferências de verão no futebol europeu foi bastante movimentada, mas com poucas grandes vendas ou compras de jogadores brasileiros, como em temporadas anteriores. O atacante Matheus Cunha, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 com a seleção brasileira, acertou sua ida para o Atlético de Madri e se tornou a maior transferência de um jogador brasileiro na temporada 2021/22.

Aos 22 anos, Matheus Cunha vai jogar pelo terceiro clube na Europa. Revelado pelo Coritiba, deixou o clube paranaense ainda nas categorias de base em 2017 e foi para o Sion, da Suíça. Por lá, disputou uma temporada (2017/18) e foi comprado por 15 milhões de euros pelo RB Leipzig, da Alemanha. No novo clube, disputou a temporada 2018/19 e foi vendido no início de 2020 para o Hertha Berlim, também da Alemanha, por 18 milhões de euros.

Na temporada 2021/22, a venda de Matheus Cunha superou a do volante Gerson, ex-Flamengo, comprado pelo Olympique de Marselha, da França, por 25 milhões de euros. Na lista das maiores transferências, tivemos ainda Pedrinho (revelado pelo Corinthians, que foi do Benfica para o Shakhtar por 18 milhões de euros).

Entre os atletas que saíram do Brasil, outros na lista das maiores transferências foram o atacante Pepê (ex-Grêmio, agora no Porto) e Claudinho, melhor jogador do último Brasileirão e também medalha de ouro em Tóquio, que deixou o Bragantino para defender o Zenit-RUS.

Maiores transferências de brasileiros na temporada 2021/22 (em milhões de euros):
30 - Matheus Cunha (Atlético de Madrid) - ex-Hertha Berlim-ALE
25 - Gerson (Olympique de Marselha) - ex-Flamengo
18 - Pedrinho (Shakhtar Donetsk-UCR) - ex-Benfica-POR
18 - Matheus Pereira (Al Hilal-ARA) - ex-West Brom-ING
15 - Pepê (Porto-POR) - ex-Grêmio
12 - Claudinho (Zenit-RUS) - ex-Bragantino
12 - Marlon (Shakhtar Donetsk-UCR) - ex-Sassuolo-ITA

Na lista das maiores transferências da temporada 2021/22, o recorde até aqui é do meia Jack Grealish, vice-campeão da Euro 2020, que deixou o Aston Villa para defender o Manchester City-ING por 117,5 milhões de euros, seguido pelo centroavante belga Lukaku, ex-Inter de Milão, comprado pelo Chelsea por 115 milhões de euros, segundo o site Transfermakrt. Matheus Cunha, nessa lista, é a 15ª maior transferência do futebol internacional na temporada 2021/22.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL