Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Rodolfo Rodrigues: Athletico-PR está entre os grandes do futebol brasileiro

Jogadores do Athletico-PR comemoram gol contra o Flamengo no Maracanã - Thiago Ribeiro/AGIF
Jogadores do Athletico-PR comemoram gol contra o Flamengo no Maracanã Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Colunista do UOL

29/10/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A definição de um grande clube do futebol brasileiro se deu por muito tempo por causa do tamanho de sua torcida. Nos anos 1980, na época da Copa União de 1987, foi criado o clube dos 13, justamente com os 13 times mais populares do país —Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Vasco, Santos, Cruzeiro, Atlético-MG, Fluminense, Botafogo, Grêmio, Internacional e Bahia.

No século 21, porém, alguns desses grandes acabaram se afundando em dívidas, sendo rebaixados, deixando de disputar títulos importantes e até ficando para trás em termos de patrimônio. Por outro lado, alguns considerados médios foram ganhando espaço. Hoje, grandes como Botafogo, Vasco e Cruzeiro (que estão na Série B), vivem momentos complicadíssimos, muito abaixo dos demais.

Por outro lado, o Athletico-PR, tanto em termos de resultados como de estrutura, vem se portanto como um dos grandes do Brasil. Com um estádio próprio (palco de jogos na Copa do Mundo de 2014) e uma dívida muito menor que de vários grandes, o Furacão vem fazendo bonito em campo.

Nesse século 21, foi campeão brasileiro em 2001, vice em 2004 e 3º em 2013. Na Copa do Brasil, foi campeão em 2019, vice em 2013 e agora retorna à final depois de passar pelo Flamengo (rival que o time paranaense passou por cima em 2019). Nos últimos 10 anos, o Athletico-PR está entre os times com mais finais da competição (3), ao lado de Atlético-MG, Cruzeiro, Grêmio e Palmeiras.

Na Libertadores, o Furacão foi vice em 2005 e está entre os brasileiros com mais participações nos últimos anos (chegou às oitavas em 2017, 2019 e 2020). Na Copa Sul-Americana, foi campeão em 2018 e agora está novamente na final (vai pegar o Bragantino).

Atualmente, segundo o site Transfermakrt, o Rubro-Negro paranaense tem o 10º elenco mais valioso do Brasileirão, à frente de Fluminense e Bahia e dos grandes da Série B (Cruzeiro, Vasco e Botafogo).

Na era dos pontos corridos, o Furacão é o 11º time que mais pontuou, à frente de Botafogo, Vasco e Bahia e, em 2022, certamente vai deixar o Cruzeiro para trás. Nas últimas 5 edições, desde 2017, é o 8º com mais pontos, já deixando Cruzeiro e Inter para trás.

Apesar de não ter uma grande torcida (cerca de 1% ou quase 2 milhões de torcedores, o que o deixa na 20ª posição entre os clubes brasileiros), o Athletico tem mostrado que não é só isso que é necessário para ser um grande time. Hoje, muitos jogadores dão preferência para atuar no Furacão do que em muitos dos 13 grandes.

Com sua organização, a tendência é que em pouco tempo o clube consiga crescer ainda mais e montar elencos mais fortes ainda. Sua boa fase não será passageira. A base foi montada. Claro que sabemos o potencial dos cartolas brasileiros, mas no cenário em que se encontra, comparado ao de outros grandes, dificilmente o time vai despencar. O Athletico-PR é hoje um dos grandes do futebol brasileiro, sim.

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)