Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Rodolfo Rodrigues: Brasil tem uma nova geração ganhando destaque na Europa

Antony foi reconhecido como melhor jogador em campo na vitória do Ajax - REUTERS/Wolfgang Rattay
Antony foi reconhecido como melhor jogador em campo na vitória do Ajax Imagem: REUTERS/Wolfgang Rattay

Colunista do UOL

05/11/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Durante as décadas de 1990 e 2000, o futebol brasileiro foi o maior exportador de craques para os principais clubes da Europa. Muitos, como Romário, Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Kaká chegaram a ser coroados como melhores do mundo, isso sem falar em jogadores de altíssimo nível como Roberto Carlos, Cafu, Dida, Juninho Pernambucano e Adriano que figuraram como estrelas nos grandes times.

Nessa última década de 2010, Neymar foi o maior nome, mas sem conseguir ser o melhor do mundo. E foram poucos os outros que chegaram perto de ganhar o status de protagonistas nos grandes da Europa. Roberto Firmino e Alisson, no Liverpool; Casemiro, no Real Madrid; Marquinhos, no PSG, vêm se destacando há anos, mas sem o brilho das estrelas dos anos 90.

Analisando a atual temporada 2021/22, são poucos os brasileiros que se destacam nas cinco grandes ligas nacionais do Velho Continente. E uma nova geração vem ganhando respeito com ótimas atuações. O principal deles é Vinícius Júnior, que virou titular absoluto do Real Madrid e vem fazendo uma parceira muito boa com o francês Benzema. Aos 21 anos, ele já soma 9 gols e 5 assistências em 17 jogos, contando partidas pela seleção brasileira.

Lucas Paquetá, que virou titular da seleção brasileira, vem sendo um dos grandes nomes do Lyon no Campeonato Francês e fazendo uma temporada muito acima da última, assim como Vinícius Júnior. Na Inglaterra, Raphinha, pelo Leeds, tem 4 gols na atual Premier League. Pela seleção, marcou 2 gols e deu 2 assistências nos últimos 3 jogos pelas Eliminatórias. Já o atacante Antony, do Ajax, está entre os líderes em assistências na Liga dos Campeões e jogando demais pelo clube holandês.

No quadro ao lado, com as estatísticas do SofaScore, Vinícius Júnior aparece como o jogador com números mais impressionantes nesse início de temporada entre os quatro destaques. Além de marcar mais gols e dar mais assistências, o ex-jogador do Flamengo é o que precisa de menos minutos para participar de gols (90), o que dá mais passes decisivos durante os jogos (2,1) e aquele com a melhor pontaria (71%). Já Lucas Paquetá, o que mais atuou, é o jogador com mais acerto nas tentativas de dribles, enquanto Antony lidera no quesito de dribles certos.

Antony, Paquetá, Vini Jr e Raphinha na temporada 2021/22 - SofaScore - SofaScore
Estatísticas de Antony, Paquetá, Vinícius Júnior e Raphinha na temporada 2021/22
Imagem: SofaScore

Mesmo não sendo ainda protagonistas de seus clubes, esses quatro jogadores vivem um momento especial. Com exceção de Vinícius Júnior, que foi estranhamente preterido por Tite nessa última convocação da seleção, os outros terão novamente mais uma chance de provar ao técnico que podem estar no grupo da Copa de 2022, com chance de deixar nomes como Roberto Firmino, Gabriel Jesus, Richarlison e Philippe Coutinho facilmente para trás. É uma nova geração pedindo passagem e com chance, no caso de Raphinha, Paquetá e Antony, de figurarem em gigantes da Europa em breve com esse futebol que estão apresentando.

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL