Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Rodolfo Rodrigues: Gols no 2º tempo viram arma do Corinthians no Brasileiro

Cantillo comemora gol marcado pelo Corinthians contra o Fortaleza -  Ettore Chiereguini/AGIF
Cantillo comemora gol marcado pelo Corinthians contra o Fortaleza Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Colunista do UOL

10/11/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Corinthians entra em campo nesta quarta-feira (10), contra o Atlético-MG, no Mineirão, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro com a difícil missão de parar o embalado líder, que venceu seus últimas 12 jogos como mandante na competição. Para tentar um resultado positivo, o time do técnico Sylvinho terá como arma os seus gols no segundo tempo.

Neste Brasileirão, dos 32 gols feitos pela equipe, 62,5% saíram no 2º tempo (20 gols), contra apenas 37,5% do 1º tempo (12 gols). Nos últimos dois jogos do Brasileirão, em casa, o Corinthians arrancou vitórias com gols nos minutos finais contra Chapecoense e Fortaleza. Já dos últimos 10 gols do time, 9 saíram na etapa final.

Na tabela de classificação desse Brasileirão com resultados somente do 1º tempo das partidas, o Corinthians é apenas o 12º colocado com 36 pontos —7 vitórias, 15 empates e 8 derrotas, com 12 gols feitos e 13 gols sofridos. Levando em consideração os resultados do 2º tempo, o time de Sylvinho pula para a 2ª colocação geral com 51 pontos —13 vitórias, 12 empates e 5 derrotas, com 20 gols feitos e 13 gols sofridos. Apenas o Atlético-MG foi melhor que o Corinthians na segunda etapa, com 56 pontos.

A reta final dos jogos, após os 31 minutos da segunda etapa, é aquela em que o Corinthians mais marca gols nesse Brasileirão (9 gols). No início dos jogos, porém, o desempenho do time é muito ruim, com nenhum gol feito em 30 jogos até os 15 minutos do primeiro tempo.

Considerando os gols nos últimos 10 minutos, o Corinthians arrancou 12 pontos nesse Brasileirão, liderando esta tabela de pontos ganhos no final dos jogos ao lado de Palmeiras e Bragantino.

Outra curiosidade nesse confronto contra o Atlético-MG é que a partida vai marcar o encontro entre as duas melhores defesas da competição até a 30ª rodada. O Galo com 22 gols sofridos e 13 jogos sem levar gol tem a defesa menos vazada. Já o Corinthians aparece na 2º posição com 26 gols sofridos e 10 jogos sem tomar gol.

Jogo interessante, que pode dar ao Galo o recorde de vitórias seguidas como mandante no Brasileirão por pontos corridos (13, ao lado do Palmeiras de 2018) e uma vantagem ainda maior na liderança do campeonato, ou ainda que poderá colocar o Corinthians mais próximo do G4 e deixar o campeonato vivo para Palmeiras ou Flamengo.

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)