Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Rodolfo Rodrigues: Triste ver o Cruzeiro comemorando permanência na Série B

Vitor Leque comemora gol pelo Cruzeiro diante do Brusque pela 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro - Alessandra Torres/AGIF
Vitor Leque comemora gol pelo Cruzeiro diante do Brusque pela 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro Imagem: Alessandra Torres/AGIF

Colunista do UOL

10/11/2021 14h56

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Cruzeiro venceu o Brusque nessa terça-feira (9), por 2 x 0, em jogo válido pela 35ª rodada da Série B do Brasileiro e praticamente afastou de vez o risco de cair para a Série C de 2022. Ao final da partida, que marcou a despedida do atacante Rafael Sóbis, os cruzeirenses comemoraram a permanência na Segundona por mais um ano — em 2022 irá disputar o torneio pelo terceiro ano seguido. Algo impensável há pouco tempo atrás.

Um dos gigantes do futebol brasileiro e também um dos clubes com mais conquistas importantes no futebol sul-americano, o Cruzeiro vem sofrendo nesses últimos três anos por conta da péssima administração de seus cartolas e hoje o máximo que consegue oferecer ao seu torcedor é a permanência na Série B do Brasileiro e com muito suor.

Rebaixado no Brasileirão de 2019, o Cruzeiro fez uma campanha ruim em sua primeira disputa na Segunda Divisão, em 2020, onde terminou na 11ª colocação com 14 vitórias, 13 empates e 11 derrotas. Naquele campeonato, quando foi treinado por um período por Luiz Felipe Scolari, a Raposa sequer entrou no G4 e teve como melhor colocação o 10º lugar na 29ª e na 30ª rodada. Muito pouco.

Em 2021, para desespero de sua enorme torcida, o Cruzeiro conseguiu ser pior ainda. Até aqui, em 35 rodadas, seu aproveitamento é de apenas 43,3% dos pontos (10 vitórias, 16 empates e 9 derrotas). E isso que conseguiu duas vitórias seguidas nas duas últimas rodadas. Ao bater Londrina e Brusque, rivais diretos, o time de Vanderlei Luxemburgo finalmente se viu longe da zona de rebaixamento para a Série C!

Nessa atual Série B, o Cruzeiro também não chegou perto de sonhar com a volta para a Primeira Divisão de 2022. Curiosamente, sua melhor colocação na competição, por enquanto, é o 10º lugar que ocupa hoje (mas pode ser ultrapassado ao final dessa 35ª rodada). Antes disso, sua melhor posição havia sido o 11º lugar na 6ª e na 30ª rodada.

Endividado e com um elenco fraco, o Cruzeiro de 2021 não chegou à final do Estadual, caiu na 3ª Fase da Copa do Brasil e vai terminar a Série B longe da zona de acesso da Série A de 2022. Mais um ano triste para a Raposa, que sequer pode sonhar com algo melhor para a próxima temporada.

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL