Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Rodolfo Rodrigues: Gabigol ou Hulk, quem foi melhor na temporada 2021?
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Hulk e Gabigol foram os principais artilheiros da temporada 2021 do futebol brasileiro. O atacante do Galo, além de ganhar o Brasileirão e a Copa do Brasil, foi o maior goleador das duas competições nacionais. Gabigol, campeão Carioca e da Supercopa do Brasil, foi o artilheiro da Libertadores sendo o primeiro a marcar mais de 10 gols (fez 11), desde 2007.
Aos 35 anos, Hulk teve uma temporada excelente pelo Atlético-MG, com 36 gols feitos em 68 jogos. O camisa 7 do Galo participou de 91% dos 75 jogos do clubes na exaustiva temporada. Além disso, deu ainda 13 assistências, participando de 49 dos 136 gols do time de Cuca no ano (36%). Principal cobrador de pênaltis da equipe, o atacante fez 12 dos seus 36 gols do ano assim (33,3%).
Apesar do bom desempenho na temporada, Hulk acabou preterido pelo técnico Cuca na seleção brasileira. Para os 16 jogos do Brasil na temporada 2021, o atacante do Galo foi convocado uma vez e jogou apenas 6 minutos, quando entrou na reta final da partida contra o Peru pelas Eliminatórias da Copa de 2022.
Já Gabigol, 10 anos mais novo que Hulk, teve mais chances com Tite em 2021. Além de ser chamado para a disputa da Copa América, entrou em campo em 12 dos 16 jogos, sendo titular em 5 deles. Gabi marcou 3 gols com a camisa da seleção. Pelo Flamengo, o atacante fez 45 jogos na temporada e marcou 34 gols, sendo 12 deles de pênalti (35%). Sua média de gols, porém, foi melhor que a de Hulk no ano, contando clubes e seleção. Gabigol, com 37 gols em 57 jogos, teve média de 0,65 gol por jogo. Hulk, com 36 gols em 69 jogos (0,52). Pelo clube, Gabriel Barbosa teve média de 0,76 (34 gols em 45 jogos), contra 0,53 de Hulk (36 gols em 68 jogos).
Se considerarmos apenas o desempenho pelos clubes, Hulk terminou a temporada 2021 —não o ano todo, já que em janeiro e fevereiro tivemos jogos do Brasileirão válidos pela temporada 2020—, como o principal artilheiro com 36 gols contra 34 de Gabigol, o segundo colocado. Se pegarmos o desempenho deles por clubes e seleção, Gabigol fechou a temporada 2021 com um golzinho a mais (37 a 36), graças ao seu rendimento pela seleção brasileira. E contanto o ano todo (com os jogos de janeiro e fevereiro), Gabigol marcou ainda mais 7 gols em 12 jogos, fechando o ano de 2021 então com 43 gols em 69 jogos. Mesmo número de jogos de Hulk, que marcou 36 gols.
E aí, quem jogou mais em 2021? O veterano Hulk brilhou no Galo com dois títulos importantes e duas artilharias. Gabigol foi o artilheiro e melhor jogador da Libertadores, se manteve no grupo da seleção brasileira de Tite e fechou o ano com uma média de gols superior. Decisão difícil que deixo para os torcedores. Vou de empate técnico.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.