Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Rodolfo Rodrigues: Corinthians será 4ª força do futebol brasileiro em 2022
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Com a fim da temporada 2021, a chegada da janela de transferências e as definições de quem vai disputar cada campeonato, chegou agora momento das previsões para a temporada 2022.
O Palmeiras, que ganhou a Libertadores de 2020 em janeiro e a de 2021 em novembro, segurou o técnico Abel Ferreira, já buscou reforços (como o atacante Rafael Navarro, o meia Atuesta e o goleiro Marcelo Lomba), e entra mais uma vez como grande favorito em todos os principais torneios da temporada — Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil.
O Galo, que fez uma temporada brilhante em 2021, com os títulos Mineiro, Brasileiro e da Copa do Brasil, é outro que chega forte em 2022. Depois de sair da fila de 50 anos sem títulos no Brasileirão, o Atlético-MG vai com tudo em busca da Libertadores, na qual foi eliminado na semifinal em 2021 pelo Palmeiras de forma invicta.
Já o Flamengo, bicho-papão de 2019, campeão brasileiro de 2020 e vice da Libertadores e da Série A, é outro que chega mais uma vez nesses últimos anos como grande favorito. Com a base do time vencedor desses últimos três anos, o rubro-negro está também no mercado em busca de um novo treinador e reforços.
Nesse final de ano, segundo o site Transfermarkt, especializado em valores de mercado de jogadores e de transferências, o Palmeiras fechou o ano como o time com o elenco mais valioso, avaliado em 177,7 milhões de euros, seguido por Flamengo (155,6) e Atlético-MG (112,5), mostrando a força desses três na atualidade.
O Corinthians, que terminou o Brasileirão em 5º e que se reforçou recentemente com o volante Paulinho, entra em 2022 mais forte, mas ainda um passo atrás dos rivais Palmeiras, Flamengo e Galo. Pela realidade do clube nos últimos três anos, isso acaba sendo positivo. Campeão brasileiro pela última vez em 2017, o alvinegro ficou longe de brigar por título importantes nas últimas quatro temporadas e agora chega com uma expectativa grande para fazer uma boa temporada. Mas vai começar 2022 como a 4ª força do futebol brasileiro.
Apesar de contar com jogadores renomados e que vestiram a camisa da seleção brasileira ainda na era Tite, como Cássio, Fágner, Paulinho, Renato Augusto, Giuliano e Willian, além de outros veteranos como Jô, Fábio Santos e Gil, o Corinthians entra ainda como um time em formação, que vem de uma campanha razoavelmente boa depois de quatro anos. Sem contar que muitos de seus principais jogadores não vivem um grande momento na parte física.
Para uma temporada que será muito intensa, com jogos de quarta e domingo, já que termos Copa do Mundo em novembro, o Corinthians dificilmente conseguirá ter à disposição seus veteranos por tantos jogos. Na fase de grupos da Libertadores, que começa em abril e vai até o início de maio, os times jogarão praticamente todo meio de semana, enquanto enfrentarão ainda o Brasileirão nos finais de semana. Para isso, aqueles com elencos fortes e com jogadores inteiros deverão levar a melhor.
Nesse sentido, falta ainda ao Corinthians um equilíbrio maior em seu elenco e jogadores mais qualificados para se aproximar dos rivais Palmeiras, Flamengo e Galo. Ainda assim, o time vem como o mais forte do segundo escalão, que tem ainda São Paulo, Fluminense, Internacional, Athletico Paranaense e Bragantino. Ainda não é o ideal, mas já é um avanço.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.