Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Rodolfo Rodrigues: Palmeiras convence e vai forte para a final do Mundial

Raphael Veiga comemora gol do Palmeiras contra o Al Ahly -  Michael Regan - FIFA/FIFA via Getty Images
Raphael Veiga comemora gol do Palmeiras contra o Al Ahly Imagem: Michael Regan - FIFA/FIFA via Getty Images

Colunista do UOL

08/02/2022 15h31

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Palmeiras venceu o Al Ahly, do Egito, por 2 x 0, em Dubai, nesta terça-feira (8), confirmou seu favoritismo e garantiu sua classificação para a final do Mundial de Clubes da Fifa de 2021, que será realizado no próximo sábado (12), provavelmente contra o Chelsea, que amanhã pega o Al Hilal, da Arábia Saudita, na outra semifinal.

Sem sustos e com um futebol convincente, o time de Abel Ferreira passou bem pelo time egípcio e está de volta à final de um Mundial após 23 anos — foi vice em 1999, quando perdeu para o Manchester United por 1 x 0, no Japão. No ano passado, pelo Mundial de Clubes da Fifa de 2020, o Palmeiras ficou pelo caminho na semifinal e terminou na 4ª colocação depois de perder para o próprio Al Ahly, nos pênaltis.

Com praticamente o mesmo time que venceu a Libertadores 2021 em cima do Flamengo (a única mudança foi a entrada de Marcos Rocha no lugar de Mayke), o Palmeiras foi superior ao Al Ahly durante toda a primeira etapa. Tocando bola e procurando espaços na defesa do campeão africano, o time de Abel foi seguro na defesa e não teve surpresas.

Com paciência e sem nervosismo, o Palmeiras achou o primeiro gol aos 39 minutos do primeiro tempo, após uma roubada de bola de Zé Rafael, uma assistência precisa de Dudu e a boa finalização de Raphael Veiga. No primeiro tempo, segundo as estatísticas do SofaScore, o Palmeiras de 8 finalizações contra apenas duas do Al Ahly, que acertou seu primeiro chute já nos acréscimos.

No segundo tempo, o Palmeiras voltou mais fechado e passou a jogar no seu estilo clássico, como na Libertadores, explorando os contra-ataques. E logo aos 3 minutos chegou ao segundo gol com sua arma letal. Depois de uma nova roubada de bola de Zé Rafael, Rony tocou para Veiga, que rolou de primeira para Dudu arrancar e marcar um belo gol.

Com a vantagem, o Palmeiras ficou tranquilo em campo e sem forçar o adversário, que só assustou aos 26 minutos, quando Weverton deu rebote num chute de fora da área e o atacante Sherif, impedido, completou para as redes. O VAR, sem demora, anulou rapidamente o gol.

Com a vitória praticamente garantida, Abel tirou Dudu e Raphael Veiga, os dois melhores do Palmeiras em campo, para colocar Wesley e Jaílson. Nos minutos finais, com um jogador a mais após a expulsão de Ashraf, entraram ainda Deyverson e Breno Lopes, heróis das últimas duas finais da Libertadores.

O Palmeiras segue muito bem na temporada 2022 com seu time titular (4 vitórias em 4 jogos, 8 gols feitos e nenhum gol sofrido). Com o elenco descansado e sem desfalques, o Palmeiras vai muito forte para a final de sábado e com chance real de buscar o título Mundial.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter