Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Rodolfo Rodrigues: Pelo futebol da semi, Chelsea não é tão favorito assim
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Deu a lógica. O Chelsea venceu o Al Hilal, da Arábia Saudita, nesta quarta-feira (9) e se classificou para a final do Mundial de Clubes de 2021. A vitória por 1 x 0 foi apertada e, no segundo tempo, o campeão europeu passou sufoco. E pelo futebol apresentado nessas semifinais nos Emirados Árabes, a impressão é de que o Palmeiras jogou mais.
Tudo bem que o Al Hilal jogou também muito mais e tem mais time que o Al Ahly, do Egito. Mas o futebol do Chelsea ficou bem abaixo do esperado. Ainda mais pelo forte elenco que tem e por ter atuado com seu time principal. Apenas o goleiro Mendy (que voltou da Copa Africana de Seleções) e o volante Kante (que começou no banco) não entraram como titulares.
Assim como o Palmeiras, o Chelsea teve um primeiro tempo melhor que o adversário e conseguiu a vantagem. Na partida de hoje, Lukaku fez o gol do time inglês aos 32 minutos. Um pouco antes que Raphael Veiga, que abriu o placar para o Palmeiras aos 39 minutos. No segundo tempo, também como no jogo de ontem, o Chelsea deu espaços e sofreu mais finalizações.
No geral, o time inglês teve até números melhores que o do Palmeiras na semifinal, mas esteve muito mais próximo de levar o gol de empate e passou com muito mais aperto. Segundo os números do SofaScore, o Chelsea teve mais posse de bola (53% x 42%), mais finalizações (15 x 14), mais chutes certos (5 x 4), mais passes (479 x 410), mais precisão nos passes (84% x 78%) e mais desarmes (14 x 6).
Pelo futebol apresentado, o favoritismo do Chelsea não parece tão grande assim. O Palmeiras tem chance de brigar pelo título do Mundial, ainda mais pelo estilo de jogo do time inglês, que se abre mais para o jogo e dá espaços para os contra-ataques. Diria que hoje, seria 50% de chance para cada time.
Brasil x Inglaterra na final novamente
Palmeiras e Chelsea vão fazer a 6ª final entre brasileiros e ingleses na história dos mundiais de clubes. Até aqui, foram três títulos dos brasileiros e dois dos ingleses. Em 1981, o Flamengo bateu o Liverpool por 3 x 0 no antigo Mundial Interclubes, no Japão. Em 1999, também pelo Interclubes, no Japão, o Manchester United ganhou do Palmeiras por 1 x 0.
Já no Mundial de Clubes da Fifa, o São Paulo ganhou do Liverpool em 2005 por 1 x 0. Em 2012, o Corinthans venceu o próprio Chelsea, por 1 x 0 e conquistou o último título para a América do Sul na competição. Em 2019, o Liverpool foi campeão em cima do Flamengo. Outro confronto entre brasileiros e ingleses aconteceu em 2000, quando o Vasco venceu o Manchester United por 3 x 1 no Maracanã pela primeira fase.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.