Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Rodolfo Rodrigues: Galo e Flamengo chegam iguais à final da Supercopa

Hulk comemora gol marcado contra a Patrocinense pelo Campeonato Mineiro - Fernando Moreno/AGIF
Hulk comemora gol marcado contra a Patrocinense pelo Campeonato Mineiro Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Colunista do UOL

18/02/2022 10h13

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Atlético-MG e Flamengo vão decidir o título da Supercopa do Brasil 2022 no próximo domingo (20), na Arena Pantanal, em Cuiabá. O Galo, campeão brasileiro e da Copa do Brasil de 2021, pegará o Fla, atual bicampeão da competição, e vice do último Brasileirão.

Com novos treinadores em relação àqueles que terminaram a última temporada, os dois clubes chegam para a decisão do título nacional com campanha idênticas nessa temporada 2022. Em 7 jogos disputados pelos campeonatos estaduais, cada um conseguiu 5 vitórias, 1 empate e 1 derrota, com 76% de aproveitamento.

Atlético-MG x Flamengo na temporada 2022 - SofaScore - SofaScore
Atlético-MG x Flamengo na temporada 2022
Imagem: SofaScore

O Galo, do técnico argentino António 'Turco' Mohamed, é o atual vice-líder do Campeonato Mineiro com 16 pontos, dois atrás do rival Cruzeiro. Até aqui, em 7 jogos, o Atlético-MG marcou 14 gols, sofreu apenas 2 e tem como único tropeço a derrota para a URT, por 1 x 0, fora de casa. Já o Flamengo, do técnico português Paulo Souza, também marcou 14 gols, mas sofreu 4 até aqui, dois a mais que o Galo. Com 16 pontos, o rubro-negro é também vice-líder, dois pontos atrás do Fluminense, para quem sofreu sua única derrota na temporada (1 x 0). Além desses números quase iguais até aqui, com exceção apenas dos gols sofridos, os dois clubes têm desempenho muito parecido em outras duas estatísticas, segundo o SofaScore. Na média de posse de bola por jogo, o Flamengo tem 63% contra 62% do Galo. Já no número de passes certos por jogo, o Atlético-MG leva uma pequena vantagem: 441 contra 414 do rubro-negro.

Do lado atleticano, o atacante Hulk vem como o principal artilheiro do time nessa temporada com 4 gols marcados, seguido por Savarino e Guilherme Arana, que fizeram 2 gols cada. Entre os artilheiros do Fla em 2022, Gabigol lidera a lista com 3 gols, seguido por Lázaro e Pedro, que marcaram 2 gols cada.

Com as equipes ainda em formação, Galo e Flamengo vêm fazendo testes entre os titulares. O Atlético-MG, em relação ao time campeão Brasileiro, deve ter como novidade o volante Otávio entre os titulares. No banco, a grande novidade é o atacante Ademir. Já o Flamengo deverá ter o seu time completo e que foi vice-campeão da Libertadores e com a novidade do atacante Marinho no banco.

Pelo desempenho de ambos, até aqui, fica claro o equilíbrio. Pelo elenco, também não dá para apontar um favoritismo. Sem Cuca e com a parada das férias, o Galo perdeu o ritmo de jogo do final da temporada e não chega tão à frente do Flamengo. Jogaço entre dois dos maiores vencedores do futebol brasileiro dos últimos anos.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter