Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Rodolfo Rodrigues: Flamengo vive sua maior 'seca' de títulos desde 2019

Hulk comemora gol do Atlético-MG sobre o Flamengo na Supercopa -  ALEXANDRE NETO/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Hulk comemora gol do Atlético-MG sobre o Flamengo na Supercopa Imagem: ALEXANDRE NETO/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Colunista do UOL

20/02/2022 18h31

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Atlético-MG conquistou o título da Supercopa do Brasil neste domingo (20) ao vencer o Flamengo, nos pênaltis, na Arena Pantanal, em Cuiabá, depois do empate no tempo normal (2 x 2). Numa disputa por pênaltis emocionantes, o Flamengo teve quatro chances de garantir o título, mas acabou perdendo a chance com Willian Arão, Matheusinho, Fabrício Bruno e Hugo Souza.

Campeão em 2020 (em cima do Athletico-PR) e em 2021 (depois de ganhar do Palmeiras, também nos pênaltis), o rubro-negro perdeu a chance de ganhar o tri da competição. Já o Galo, campeão brasileiro e da Copa do Brasil em 2021, emplacou seu terceiro título nacional consecutivo.

Depois de sair atrás do placar no primeiro tempo, com um gol de Nacho Fernández nos minutos finais, o Flamengo buscou a virada no 2º tempo, com gols dos seus dois principais atacantes: Gabigol e Bruno Henrique, aos 11 e 19 minutos. Mas Hulk, que marcou seu 5º gol em 5 jogos em 2022, empatou o jogo aos 30 de etapa final.

Ao final dos 90 minutos, o resultado do jogaço entre Galo e Fla foi justo. O time mineiro, do técnico argentino António Mohamed, teve mais posse de bola (58% x 42%) e finalizou mais (19 x 14), segundo o SofaScore. Mas o Flamengo teve mais chances reais de marcar (5 grandes chances contra uma do Galo, além dos dois gols de cada lado).

Desde 2019, ano em que ganhou o Carioca, a Libertadores e o Brasileirão, essa é a maior sequência sem títulos do rubro-negro (quatro torneios consecutivos). Depois de ganhar o Carioca e Supercopa do Brasil no início de 2021, o Flamengo perdeu a Copa do Brasil (caiu na semifinal), a Libertadores (foi vice), o Brasileirão (foi vice) e agora chega ao seu terceiro vice seguido.

Em 17 títulos disputados desde 2019, o Flamengo conquistou 9 títulos (3 Cariocas, 2 Brasileiros, 2 Supercopas do Brasil, 1 Libertadores e 1 Recopa Sul-Americana) e foi vice de outros 4 torneios (1 Libertadores, 1 Brasileiro, 1 Mundial de Clubes e 1 Supercopa do Brasil).

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter