Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Rodolfo Rodrigues: Brasileiros têm pouco destaque nas oitavas da Champions

Firmino marcou para o Liverpool no jogo contra a Inter de Milão, válido pelas oitavas de final da Champions League - Filippo MONTEFORTE / AFP
Firmino marcou para o Liverpool no jogo contra a Inter de Milão, válido pelas oitavas de final da Champions League Imagem: Filippo MONTEFORTE / AFP

Colunista do UOL

23/02/2022 19h04

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Terminou nesta quarta (23) a rodada dos jogos de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões 2021/22. Na Espanha, o Atlético de Madri saiu na frente, mas cedeu o empate para o Manchester United, do apagado Cristiano Ronaldo, no fim do jogo. Em Portugal, Benfica e Ajax ficaram no 2 x 2, com destaque para o marfinense Sebastien Haller, do time holandês, que marcou pelo 7º jogo consecutivo e isolou-se ainda mais na artilharia da Champions com 11 gols.

Nesses oito jogos de ida das oitavas de final, tivemos 20 gols marcados e apenas um feito por jogador brasileiro: Roberto Firmino, na vitória do Liverpool sobre a Internazionale por 2 x 0, em Milão. Dos outros 20 jogadores de linha, tivemos apenas mais três assistências: Neymar, na vitória do PSG sobre o Real Madrid, Danilo, no empate da Juventus contra o Villarreal, e Renan Lodi, pelo Atlético de Madri.

Entre os 33 jogadores brasileiros inscritos nas oitavas de final da Champions League 2021/22, tivemos 17 começando como titular entre as 16 equipes. Número baixo, considerando que três deles são goleiros (Alisson, no Liverpool; Ederson, no Manchester City; e Léo Jardim, no Lille-FRA).

Tirando Roberto Firmino, os goleiros e os dois que deram assistências (Neymar e Danilo), podemos destacar as atuações de Marquinhos (PSG) e Thiago Silva (Chelsea). No mais, alguns tiveram atuações regulares, como Antony (Ajax), Fabinho (Liverpool) e Fred (Manchester United).

No mais, foram atuações bem discretas, como Matheus Reis e Bruno Tábata (Sporting); Fernandinho (que entrou no final da goleada do Manchester City); Éder Miitão, Casemiro, Vinícius Júnior e Rodrygo (Real Madrid); Alex Sandro e Arthur (Juventus); Gilberto e Éverton Cebolinha (Benfica); e Alex Telles (Manchester United).

Teremos agora os oito jogos de volta das oitavas daqui duas semanas. Muita coisa estará em jogo nessas oito partidas, mas o desempenho geral, até aqui, nessas partidas de ida, acabou sendo decepcionante para os brasileiros.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter