Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Rodolfo Rodrigues: Corinthians, Fla e Galo são os favoritos nos clássicos
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O fim de semana dos dias 5 e 6 de março será bem agitado com alguns dos principais clássicos estaduais do país: São Paulo x Corinthians, Flamengo x Vasco e Atlético-MG x Cruzeiro. Todos ainda pela fase inicial dos seus campeonatos estaduais, mas trazendo grandes expectativas.
Pelo Paulistão, o Corinthians, já classificado, pega o São Paulo, no Morumbi, como favorito pelo futebol apresentado até aqui. O clássico Majestoso irá marcar também a estreia do novo treinador do Alvinegro, o português Vítor Pereira. Por outro lado, o São Paulo, de Rogério Ceni, tenta sua quarta vitória seguida nos clássicos estaduais —bateu Palmeiras e Corinthians no Brasileirão de 2021 e o Santos no Paulistão de 2022.
Outra curiosidade no clássico paulista é o tabu de 8 jogos do São Paulo no Morumbi. A última vitória do Corinthians por lá foi em 2017 (2 x 0), pela semifinal do Paulistão. Desde então, foram 5 vitórias do São Paulo, 3 empates, 9 gols do tricolor e apenas 3 do Corinthians. No Morumbi, palco do clássico de sábado (4), o Corinthians ainda leva vantagem história. Em 150 confrontos, foram 50 vitórias do Corinthians, 59 empates e 41 vitórias do São Paulo. Na história, em 350 jogos, são 131 vitórias do Corinthians, 112 empates e 107 vitórias do São Paulo.
Flamengo x Vasco
Pelo Campeonato Carioca, Flamengo e Vasco vão se enfrentar no domingo (5), no Engenhão, pela 10ª rodada da Taça Guanabara. O Flamengo, 2º colocado com 20 pontos, pega o Vasco, 3º colocado com 19 pontos. Depois de perder o primeiro clássico do ano para o Fluminense (0 x 1), o Flamengo conseguiu uma grande vitória no clássico seguinte contra o Botafogo (3 x 1). Já o Vasco perdeu seus dois clássicos (0 x 1 para o Botafogo e 0 x 2 para o Fluminense).
Na temporada 2021, no único jogo disputado entre os dois clubes, o Vasco levou a melhor e venceu por 3 x 1 pelo Campeonato Carioca, quebrando um tabu de 17 jogos em vitória no Clássico dos Milhões. Na história, em 413 jogos, o Fla leva vantagem com 156 vitórias, contra 138 do Vasco e 119 empates.
Atlético-MG x Cruzeiro
No Clássico Mineiro, Galo e Raposa voltam a se enfrentar depois de quase um ano. Em 2021, pelo Campeonato Mineiro, o Cruzeiro venceu por 1 x 0, no único clássico disputado entre eles na temporada. Em 2020, também no único jogo deles no ano, deu Atlético (2 x 1), pela primeira fase do Estadual.
Até aqui, em 8 rodadas da Primeira Fase do Estadual de 2022, Galo e Raposa vêm fazendo campanhas parecidas, com 6 vitórias, 1 empate e 1 derrota para cada. O líder Galo marcou 17 gols e sofreu 4. Já o Cruzeiro fez 14 gols e levou 6. Pelo elenco e pelo futebol apresentado em 2021 e 2022, o Atlético chega com grande favoritismo, mas pega a Raposa num momento bem melhor do que na temporada passada. No Mineirão, em 246 jogos no Clássico, o Galo tem 77 vitórias, o Cruzeiro 90, além de 79 empates. O Atlético marcou 263 gols e o Cruzeiro 289. No confronto geral, os dois clubes divergem nas estatísticas, com 18 jogos a mais nas contas do Galo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.