Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Rodolfo Rodrigues: Visitantes viram fregueses no clássico Majestoso

Roger Guedes, do Corinthians - ANDERSON LIRA/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO
Roger Guedes, do Corinthians Imagem: ANDERSON LIRA/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO

Colunista do UOL

06/03/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quando jogam o clássico Majestoso em casa, Corinthians e São Paulo não têm dado chances ao rival. Como visitantes, porém, viram fregueses na mesma proporção nos últimos anos.

Nesse sábado, o São Paulo derrotou o rival por 1 x 0 e chegou a 9 jogos sem perder para o Corinthians no Morumbi. Nos últimos 14 confrontos lá, perdeu apenas uma vez e conseguiu 8 vitórias. Pelo Brasileirão, são 11 jogos sem derrota para o alvinegro — a última foi em 2010.

Em Itaquera, porém, a situação se inverte. Desde a inauguração do estádio, o Corinthians não perdeu para o São Paulo. Em 16 jogos, foram 11 vitórias e 5 empates. Nesse período, o Corinthians aplicou ainda a maior goleada na história do clássico (6 x 1 em 2015) e conquistou um título Paulista em cima do rival, em 2019. Foram ainda 29 gols do Corinthians e 13 do São Paulo.

No Morumbi, nos últimos 9 jogos, foram 10 gols do São Paulo e apenas 3 do Corinthians, que marcou somente um golzinho nos últimos seis clássicos disputados lá.

A postura das equipes dentro e fora de casa chega muitas vezes a surpreender. Na Neo Química Arena, o Corinthians, geralmente empurrado pela sua torcida, costuma sufocar o rival e imprime um ritmo pra lá de ofensivo. No Morumbi, nos últimos anos, passou longe disso. No jogo de ontem, depois que levou o gol aos 58 segundos do primeiro tempo, o time do Parque São Jorge até chegou a ficar mais com a posse de bola, mas não encontrou espaços para furar o sistema defensivo do São Paulo. O tricolor, em vantagem e bem fechado, foi ainda muito mais perigoso nos contra-ataques e criou muito mais chances de gol.

Já classificado para as quartas de final, o Corinthians deverá pegar o Guarani na próxima fase. Já o São Paulo, que abriu 3 pontos de vantagem na liderança do seu grupo, deverá enfrentar São Bernardo ou Ferroviária nas quartas. Com 17 pontos, 5 vitórias, 2 empates e 2 derrotas e 5 gols de saldo, Corinthians e São Paulo têm praticamente a mesma campanha até aqui. O São Paulo hoje está na frente na classificação geral só porque marcou um gol a mais (13 a 12).

Como o Palmeiras deverá ficar com a primeira colocação geral, caso Corinthians e São Paulo avancem para a semifinal, o confronto único será disputado na casa daquele com a melhor campanha na primeira fase. E com o retrospecto pra lá de favorável dos dois em casa no Majestoso, é de suma importância eles já pensarem nisso nas próximas rodadas.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter