Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Rodolfo Rodrigues: Palmeiras joga o futebol mais inteligente do Brasil
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O Palmeiras venceu o Santos por 1 x 0, no Allianz Parque, neste domingo (13), ganhou seu segundo clássico na sequência — bateu o São Paulo por 1 x 0 na última quinta-feira (10) — e precisa de um empate nos próximos dois jogos para garantir o primeiro lugar na classificação geral do Paulistão.
Único invicto da competição, o time de Abel Ferreira tem agora 8 vitórias em 10 jogos e segue com a melhor defesa do Estadual, com apenas um gol sofrido no torneio. Contra o Santos, o Palmeiras chega a 8 jogos sem derrota, com 5 vitórias consecutivas, algo que não acontecia desde os anos 80.
Muito forte no Paulistão, o Palmeiras vem se mostrando um time extremamente eficiente e comprovando a força de seu elenco. Mesmo sem cinco titulares que começaram contra o São Paulo (Marcos Rocha, Murilo, Piquerez, Danilo e Wesley), o Palmeiras pouco sentiu as mudanças e dominou o clássico contra o Santos.
No primeiro tempo, deu 10 finalizações contra apenas uma do Santos (que acertou a trave de Weverton após uma cabeçada de Ricardo Goulart). Com Dudu atuando pela esquerda e Gustavo Scarpa pela direita, Abel Ferreira mostrou uma variação no esquema do time e a mudança funcionou bem. Com uma postura diferente do clássico contra o São Paulo, quando se fechou após marcar o gol no início do jogo, o Palmeiras pressionou o Santos quase que os 90 minutos. Principalmente na segunda etapa, quando entrou em vantagem e com um jogador a mais.
Na segunda etapa, com Dudu pela direita e Scarpa de volta ao lado esquerdo, o Palmeiras criou também diversas oportunidades de gol — e poderia ter construído um placar melhor se Rony não tivesse perdido tantos gols. Raphael Veiga, que converteu seu 19º pênalti em 19 cobranças pelo Palmeiras, foi o capitão do time, recebendo um prêmio após a não ser convocado para a seleção brasileira de Tite na última sexta-feira (11).
Jogando com três zagueiros, como na final da Libertadores, quando ganhou do Flamengo na decisão de 2021, com três atacantes, atuando fechado ou pressionando seus adversários, o Palmeiras de Abel Ferreira segue mostrando variações táticas e estilos diferentes, sendo eficiente em quase todas elas recentemente. A inteligência de um time pra lá de entrosado vem fazendo a diferença.
O Palmeiras, campeão da Recopa Sul-Americana, vice do Mundial de Clubes e invicto no Paulistão, mostra que vai brigar novamente por títulos importantes em 2022 e com uma defesa cada vez mais sólida. Na próxima quinta-feira (17), o Verdão recebe o Corinthians no Allianz Parque, podendo fazer a trinca nos clássicos e para garantir o primeiro lugar na primeira fase do Paulistão. Sem disputar outro torneio até o final do Estadual, o time de Abel é o grande favorito ao título até aqui. Nos clássicos, Abel Ferreira tem agora 9 vitórias, 7 empates e 4 derrotas em 20 jogos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.