Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Rodolfo Rodrigues: Santos repete cenário vergonhoso de 2021 no Paulistão

Marcos Leonardo arrisca chute em jogo do Santos com a Ferroviária pelo Campeonato Paulista - Thiago Calil/AGIF
Marcos Leonardo arrisca chute em jogo do Santos com a Ferroviária pelo Campeonato Paulista Imagem: Thiago Calil/AGIF

Colunista do UOL

16/03/2022 21h49

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Santos empatou com a Ferroviária por 3 x 3, em Araraquara, nesta quarta-feira (16) e segue em situação complicada no Paulistão 2022. Depois de sair na frente, o Peixe levou a virada ainda no primeiro, mas conseguiu empatar nos minutos finais da primeira etapa. No final do jogo, aos 45 levou um gol de pênalti, mas arrancou um empate aos 47 minutos.

Com apenas 11 pontos em 11 jogos (33,3% de aproveitamento), o Peixe vai para a última rodada ainda com chances de classificação, mas também com o risco de ser rebaixado, repetindo o que aconteceu em 2021, quando escapou da queda no Estadual somente na última rodada da primeira fase — venceu o São Bento por 2 x 0 e terminou na 12ª colocação, sua pior desde 1976 quando foi 13º.

Na 12ª e última rodada da primeira fase do Paulistão 2022, o Santos vai pegar o Água Santa, na Vila Belmiro. O time de Diadema, também com 11 pontos, tem uma remota chance de se classificar para as quartas de final no Grupo A. No Grupo D, o Santos precisa da vitória para superar o Santo André, que tem 12 pontos, e seguir vivo no Paulistão.

Se perder para o Água Santa e a Ponte Preta vencer o Ituano em casa na última rodada, o Peixe pode ser rebaixado para a Série A2 do Paulistão de 2023, tendo sua primeira queda na história e ser ainda o primeiro grande do futebol brasileiro a cair num Campeonato Estadual.

Atualmente na 14ª colocação, o Santos, mesmo que não seja rebaixado, ainda por encerrar sua participação no Paulistão na pior posição em todas as suas 106 participações, desde 1913. Nas 105 participações anteriores, a pior colocação do Peixe havia sido o 13º lugar em 1976, dois anos depois da saída do Rei Pelé. Naquele ano, o time caiu na primeira fase e não conseguiu se classificar para o 2º turno, que teve 12 clubes.

Na péssima campanha de 2021, o Santos perdeu todos os clássicos e terminou o Paulistão com um saldo negativo de 7 gols. Desde 1945, quando terminou com -12 de saldo, o Peixe não encerrava um Estadual com um saldo tão ruim. Agora, em 2022, o Santos tem também um saldo negativo (-4).

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter