Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Mando de campo será decisivo na provável semi entre Corinthians e São Paulo

Pablo Maia comemora gol com a camisa do São Paulo contra o São Bernardo - Marcello Zambrana/AGIF
Pablo Maia comemora gol com a camisa do São Paulo contra o São Bernardo Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Colunista do UOL

22/03/2022 22h47

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O São Paulo fez sua parte, espantou a zebra e garantiu sua classificação para a semifinal do Paulistão 2022 ao vencer o São Bernardo, de virada, nesta terça-feira (22), no Morumbi, por 4 x 1. Depois de um primeiro tempo duro, o time de Rogério Ceni levou um grande susto no início da segunda etapa, quando levou um gol do ex-corintiano Matheus Davó aos 8 minutos. Mesmo pressionando o time do ABC, o São Paulo só conseguiu empatar aos 20 minutos, com Rodrigo Nestor.

E após a expulsão de Paulinho Moccelin, aos 22 minutos, o jogo virou praticamente ataque contra defesa. E de tanto pressionar, o time de Ceni virou o jogo, com justiça, aos 38 minutos com outro volante, Pablo Maia, e uma assistência de Rodrigo Nestor. Em vantagem e sem se sentir pressionado, o São Paulo achou ainda mais dois gols depois que o São Bernardo sair para tentar o empate. Aos 43 minutos, Marquinhos fez 3 x 1 com passe de Nikão. Já aos 47, Calleri, que começou no banco, definiu o placar com assistência de Pablo Maia.

Com a goleada, o São Paulo a 26 pontos, com 8 vitórias, 11 gols de saldo e 22 gols marcados. Para jogar a semifinal em casa, o São Paulo vai ter que esperar que o Guarani se classifique ou que o Corinthians vença o time de Campinas por apenas um gol de diferença. Uma vitória por dois de diferença do Corinthians vai levar a decisão para Itaquera.

Como nos últimos anos o fator mando de campo tem feito a diferença no clássico Majestoso, a torcida do São Paulo já vai começar a secar o rival Corinthians, que enfrenta o Guarani na próxima quinta (24), na Neo Química Arena. Na primeira fase, o São Paulo bateu o Corinthians no Morumbi e chegou a 9 jogos sem perder para o rival no Morumbi, com 10 gols do São Paulo e apenas 3 do Corinthians. Nos últimos 14 confrontos lá, perdeu apenas uma vez e conseguiu 8 vitórias. Nos últimos 6 jogos no Morumbi, o Corinthians marcou somente um gol.

Em Itaquera, no entanto, a situação é completamente diferente. Desde 2014, na inauguração do estádio, o Corinthians ainda não perdeu para o São Paulo. Em 16 jogos, foram 11 vitórias e 5 empates. No período, o Corinthians conseguiu ainda a maior goleada sobre o tricolor na história do Majestoso (6 x 1 em 2015) e conquistou um título Paulista em cima do rival, em 2019. Foram ainda 29 gols do Corinthians e 13 do São Paulo.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter