Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Rodolfo Rodrigues: Eliminação do Corinthians vai pra conta de Vítor Pereira

Vítor Pereira, técnico do Corinthians, durante partida contra o São Paulo no Morumbi pelo campeonato Paulista 2022 - Marcello Zambrana/AGIF
Vítor Pereira, técnico do Corinthians, durante partida contra o São Paulo no Morumbi pelo campeonato Paulista 2022 Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Colunista do UOL

27/03/2022 18h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Corinthians perdeu para o São Paulo por 2 x 1 neste domingo (27) e foi eliminado pelo rival na semifinal do Campeonato Paulista. Maior campeão estadual, o alvinegro deixou a competição com quatro derrotas em quatro clássicos, sendo duas para o São Paulo no Morumbi, onde completou 10 jogos sem vitória.

A derrota deste domingo e a eliminação do Paulistão vão cair na conta do técnico Vítor Pereira, que assumiu o time no início do mês, curiosamente com derrota na estreia para o próprio São Paulo. No jogo de hoje, o treinador português entrou com uma formação diferente daquela que vinha colocando nos últimos jogos, com Giuliano de volta ao meio-campo e sem o atacante Gustavo Mosquito.

Logo do início da partida, aos 8 minutos, com a lesão do lateral direito Fágner, Vítor Pereira colocou o zagueiro Róbson Bambu, que havia feito apenas um jogo na competição, e botou o zagueiro João Victor improvisado na direita. Num 3-5-2, colocou ainda Renato Augusto no comando de ataque, deixando Paulinho, muito mal na partida, na criação. Sem força no meio-campo, o Corinthians mal conseguiu chegar ao gol do São Paulo — deu apenas uma finalização no primeiro tempo. E no final da primeira etapa acabou levando um gol, em uma jogada do lateral esquerdo Welington, justamente pelo lado direito da defesa do Corinthians.

Com Willian, Paulinho e Renato Augusto presos na marcação do São Paulo, o Corinthians perdeu ainda 10 minutos do segundo tempo sem mudar o panorama da partida. Aos 12 minutos, Vítor Pereira colocou Gustavo Mosquito no lugar de Willian e o centroavante Júnior Moraes na vaga de Paulinho, deixando o time mais exposto e mais fragilizado ainda no meio-campo. Assim, não demorou para o time levar o segundo gol numa jogada de contra-ataque do São Paulo, aos 17 minutos.

Depois do segundo gol, Vítor Pereira sentou no banco de reservas, praticamente jogando a toalha. Apático em campo, o Corinthians foi mais uma vez presa fácil para o São Paulo no Morumbi. Aos 40 minutos, Jô aproveitou uma falha grosseira do goleiro Jandrei, na saída de bola, e diminuiu o placar. Mas foi pouco. Mesmo com 6 minutos de acréscimos, o Corinthians não conseguiu chegar ao gol do São Paulo. Derrota e eliminação justa.

Vítor Pereira, que botou os reservas na última rodada contra o rebaixado Novorizontino, num jogo em que poderia ter feito saldo de gols, não conseguiu fazer com que o Corinthians vencesse o Guarani nos 90 minutos pelas quartas de final, em Itaquera, para tentar ficar com o mando de campo nessa semifinal.

Faltou criatividade para o técnico português nos clássicos e nos jogos de mata-mata do Paulistão. O Corinthians de hoje não conseguiu encaixar o passe, não conseguiu finalizar e ficou devendo futebol novamente. O português vai precisar melhorar bem o time de trintões do Corinthians no início de abril já para a estreia da Libertadores e do Brasileirão. E pelo jeito vai ter muito trabalho pela frente. Ainda mais pelo futebol apresentado nessa reta final de Paulistão.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter