Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Palmeiras, Flamengo e Galo são favoritos nas finais
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Os campeonatos estaduais de 2022 chegaram à reta final e em três dos principais teremos clássicos nas decisões: Fla x Flu, no Rio, Galo x Cruzeiro, em Minas, e Palmeiras x São Paulo, no Paulistão. Times que vêm conquistando os principais títulos nos últimos anos no Brasil e na América do Sul, Palmeiras, Atlético-MG e Flamengo largam como favoritos nessas finais.
No Rio de Janeiro, o Flamengo chega com a grande possibilidade de ser tetracampeão estadual pela primeira vez em sua história e tem a chance de vencer o Fluminense pelo terceiro ano seguido na final do Carioca. Comandado pelo português Paulo Sousa, o Rubro-Negro começou o Estadual do Rio com seu time reserva e passou a engrenar na competição na metade da Taça Guanabara.
O Fluminense, por outro lado, começou com o gás todo no campeonato e até na fase preliminar da Libertadores. O time de Abel Braga chegou a emendar 13 vitórias seguidas na temporada, incluindo os três clássicos no Carioca —contra o Flamengo venceu por 1 x 0. Mas, após a eliminação na Libertadores para o Olimpia-PAR, o Tricolor perdeu força e acabou se garantindo na final com um gol salvador de Cano, nos acréscimos, na derrota para o Botafogo por 2 x 1. E com um futebol fraquíssimo.
Elenco por elenco, o Fla vem com um time superior, como nos últimos dois anos, e tem ainda o inspirado Gabigol, artilheiro do Campeonato Carioca com 8 gols, ao lado de Erison, do Botafogo. Desde 2019, ano do primeiro título Carioca do Fla nessa atual sequência, o Fluminense foi o time que mais venceu o Flamengo. Mas, muitas vezes, em jogos sem tanta importância. Nesse Estadual, a força do ataque rubro-negro também deve prevalecer. Até aqui, foram 29 gols contra 18 do tricolor.
No Paulistão, o Palmeiras do técnico Abel Ferreira chega como favorito não só pela campanha no Estadual 2022, mas pela excelente fase do time, que é o atual bicampeão da Libertadores. Invicto na competição (14 jogos sem derrota), o Palmeiras venceu os três clássicos na primeira fase e todos na sequência. Com apenas 4 gols sofridos, o time de Abel tem um elenco pra lá de entrosado e a vantagem de decidir o segundo jogo em casa. Campeão paulista invicto pela última vez há 50 anos, o Palmeiras busca a revanche na final do Estadual de 2021 e quebrar essa histórica marca.
O São Paulo, que quer o bi no Paulistão depois de 30 anos, vem apostando em sua garotada —que venceu duas vezes o Corinthians com méritos—, e tem em Rogério Ceni, campeão estadual nos últimos três anos com Fortaleza e Flamengo, uma forte arma. Em 2021, Ceni bateu Abel na final da Supercopa do Brasil. E no confronto direto entre eles, tem 3 vitórias contra 1 de Abel. Nas três decisões dos estaduais do RJ, SP e MG, o São Paulo é o que mais tem a chance de quebrar o favoritismo do rival.
Já em Minas, o Atlético-MG, atual campeão mineiro, brasileiro, da Copa do Brasil e da Supercopa do Brasil, chega com um favoritismo enorme diante do Cruzeiro, que depois de dois anos decepcionantes, conseguiu voltar à decisão do Estadual. Apesar de ter mostrado muita melhora em relação ao time que disputou a última edição da Série B, a Raposa, no elenco, é muito inferior ao Galo. Na primeira fase, o Cruzeiro até fez um jogo parelho contra o Atlético, mas agora, dificilmente vai conseguir segurar um dos melhores elencos da América.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.