Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Bélgica pega molezas no Grupo F mas pode ter pedreira nas oitavas

Romelu Lukaku comemora segundo gol da Bélgica contra a França na Liga das Nações - REUTERS
Romelu Lukaku comemora segundo gol da Bélgica contra a França na Liga das Nações Imagem: REUTERS

Colunista do UOL

01/04/2022 14h52

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A seleção belga, 2ª colocada no ranking da Fifa, caiu no Grupo F da Copa do Mundo do Qatar 2022 no sorteio realizado nesta sexta-feira (1). A equipe que será dirigida pela segunda copa consecutiva pelo espanhol Roberto Martínez, o mesmo que eliminou a seleção brasileira de Tite nas quartas de final de 2018, terá como adversários no Qatar as seleções do Canadá, Marrocos e Croácia.

Terceira colocada na última Copa do Mundo, a Bélgica passou com facilidade nas Eliminatórias da Europa para a Copa de 2022, quando terminou na liderança do Grupo E, também fácil, que tinha País de Gales, República Tcheca, Estônia e Belarus. Agora, vai pegar o Canadá (líder das Eliminatórias da Concacaf, mas que volta a disputar uma Copa do Mundo depois de 9 edições — sua última primeira e única participação foi no Mundial do México, em 1986); a Croácia, atual vice-campeã mundial, que passou em primeiro lugar no seu grupo nas Eliminatórias da Uefa (que tinha Rússia, Eslováquia, Eslovênia, Chipre e Malta); além de Marrocos, que eliminou a República Democrática do Congo na última fase das Eliminatórias Africanas.

Em sua 14ª Copa do Mundo, sendo a 3ª seguida, a seleção belga conseguiu sua melhor colocação em mundiais na última edição, quando caiu na semifinal para a campeã França e bateu a Inglaterra na disputa do 3º lugar. Em 1982 e 1986, os belgas chegaram também à semifinal, mas terminaram na 4ª colocação geral.

Na atual geração, a seleção belga vem novamente com nomes importantes, que fizeram parte do grupo de 2018, como o meia Kevin De Bruyne (Manchester City); o atacante Lukaku (Chelsea), o maior artilheiro da história da seleção belga com 68 gols; o goleiro Courtois (Real Madrid); além do atacante Hazard, um dos principais nomes da última Copa, mas que vive um momento ruim no Real Madrid.

A Bélgica vai fazer sua estreia na Copa de 2022 contra o Canadá, num confronto inédito na história. Depois, pegará Marrocos (contra quem tem 2 vitórias e 1 derrota). Em Copas do Mundo, a Bélgica enfrentou o Marrocos uma vez, em 1994, na primeira fase, quando venceu por 1 x 0 com gol de Marc Degryse aos 11 minutos do primeiro tempo. Já na última rodada, quando provavelmente vai jogar para garantir o primeiro lugar do grupo, a Bélgica terá a Croácia pela frente. Na história, em 8 jogos, foram 3 vitórias para cada lado e 2 empates. Em 2021, no último confronto entre as duas seleções, a Bélgica venceu por 1 x 0 num amistoso, com gol de Lukaku.

Seleção que chegou às quartas da Copa do Mundo de 2014 e à semifinal em 2018, a Bélgica vem mais uma vez forte e com chances de fazer outra boa campanha. Mas poderá bater de frente com uma seleção forte e ex-campeã do mundo já nas oitavas de final: Espanha ou Alemanha, que caíram no Grupo E.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL