Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Queda de rendimento bota o Corinthians de volta ao 'normal'
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O Corinthians voltou a tropeçar em casa e ficou apenas no empate contra o América Mineiro neste domingo (29) na Neo Química Arena. Depois de levar um gol do atacante Aloísio aos 22 minutos do segundo tempo, o alvinegro empatou com Gustavo Mosquito aos 37 e acabou perdendo a liderança do Brasileirão depois de 4 rodadas na ponta do campeonato.
Depois de empatar em casa no meio de semana contra o fraco Always Ready, da Bolívia, pela Libertadores (1 x 1), o Corinthians voltou a jogar um futebol ruim, sem força ofensiva e com muitos erros de passe. Apesar de não perder há 10 jogos na temporada, o Corinthians de Vítor Pereira vem em queda de rendimento, já que não vence há 4 jogos (4 empates). Em Itaquera, são 13 jogos sem derrotas, mas 3 empates seguidos — São Paulo, Always Ready e América-MG.
No jogo deste domingo, Vítor Pereira começou a partida com Róger Guedes como titular, pela ponta, Júnior Morares como centroavante, Willian aberto pela esquerda e Renato Augusto na criação. Mas o time não funcionou mais uma vez. Segundo as estatísticas do SofaScore, o Corinthians deu apenas 7 finalizações no jogo todo (contra 13 do América), sendo apenas 4 em direção ao gol.
O Corinthians teve 82% de acerto nos passes, número baixo perto de outros jogos. Renato Augusto, muito abaixo na parte técnica, esteve apagado durante o jogo todo. Willian, que saiu lesionado no final do primeiro tempo, foi outro que pouco produziu na partida. Vítor Pereira, que vinha conseguindo resultado com o rodízio de jogadores no início do Brasileirão, agora vem sofrendo para encontrar uma formação ideal, dar entrosamento e criatividade ao time.
Depois de um bom início de Brasileirão, o Corinthians vai dando indícios de voltar ao 'normal' na temporada. Ou seja, mostra que não tem time para brigar pelo título, não só da Série A como da Libertadores. O fraco futebol, as poucas alternativas e o cansaço de seus principais e veteranos jogadores mostram que o início de Brasileiro foi atípico.
O Corinthians precisaria ter seus grandes nomes em forma (física e técnica) para almejar algo maior na temporada. Sem isso e com tanto rodízio, não tem como a equipe ir além do que apresentou contra o Always Ready e contra o América. Contra o Fortaleza, o Corinthians já havia jogado muito mal e conseguiu uma vitória com um gol contra e sem merecer. Contra o São Paulo, poderia ter perdido já a liderança.
Por sorte, o jogo contra o Boca Juniors é só no fim de junho. Até lá, o Corinthians pode recuperar um pouco do seu melhor futebol. Do jeito que está, a queda nas oitavas da Libertadores e das primeiras colocações do Brasileirão serão apenas questão de tempo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.