Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Novo Pato? Róger Guedes vem errando além da conta no Corinthians

Róger Guedes, do Corinthians, lamenta chance perdida durante partida contra o Flamengo no Brasileiro - Ettore Chiereguini/AGIF
Róger Guedes, do Corinthians, lamenta chance perdida durante partida contra o Flamengo no Brasileiro Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Rodolfo Rodrigues

Colunista do UOL

11/07/2022 13h18

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Róger Guedes é um dos principais nomes do Corinthians, que segue vivo nas três principais competições da temporada 2022. Artilheiro do time no ano com 8 gols, o atacante tem sido importante para o clube, mas poderia estar em um outro patamar, muito melhor.

Jogador de boa velocidade, Róger é habilidoso e tem uma boa finalização. Sua forte personalidade, porém, vem atrapalhando demais. Fominha e individualista, o atacante de 25 anos parece viver em outro mundo dentro desse novo Corinthians de Vítor Pereira. No início do Brasileirão, Róger chegou a reclamar publicamente do treinador, por não entender o sistema de rodízio na equipe adotado pelo técnico, e acabou ficando no banco por algumas partidas.

Durante os jogos, Róger reclama acintosamente dos companheiros quando não recebe um passe. Bate os braços, dá o seu chilique, e cria um clima ruim. Quando é o contrário, porém, sequer olha para os lados para pedir desculpa. Apenas abaixa a cabeça, como se estivesse jogando sozinho. Róger erra dribles, passes e chutes e não se importa com isso.

Há duas semanas, o atacante perdeu um pênalti contra o Boca Juniors, na Neo Química Arena, num lance que mostrou certa displicência e falta de qualidade. Róger não mudou o canto que costuma cobrar, cantou o lado para o goleiro Rossi e antes da cobrança foi lento para a bola, imitando a irritante paradinha de Neymar.

Durante os jogos, o atacante parece sempre incomodado quando o assunto é entrega. Ele não quer saber de dar combate nos zagueiros e volantes, não acompanha os adversários e dá a impressão de que é um craque que não precisa correr pelos companheiros. Apenas por ele mesmo.

Contra o Flamengo, Róger Guedes teve uma boa participação, mas novamente errou demais. Teve duas grandes chances de bola parada, com faltas na entrada da área. Contra o Furacão, na Arena da Baixada, ele fez um gol de falta. Assim como na sua estreia pelo Corinthians, no ano passado. Mas nas duas faltas contra o Fla, bateu por cima, sem grande perigo. Poderia ter definido o jogo ali. Poderia tentar um chute forte ou caprichado mais. Mas tudo bem, não dá para exigir isso dele ou até mesmo de outro jogador do time, já que não há mais bons batedores de falta.

Mas o lance que mais chamou a atenção foi aquele dos acréscimos. Róger Guedes pegou a bola pela direita, passou por dois zagueiros, pelo goleiro Santos e, de frente para o gol, conseguiu a proeza de mandar a bola para fora. Era o lance para fazer 2 x 0, matar o jogo e se consagrar. Mas Róger errou a finalização, numa jogada em que poderia claramente ter rolado a bola para o jovem Giovane, que estava livre, bem posicionado e só empurraria a bola para o gol.

Muita gente achou que Róger fez certo, já que construiu uma grande jogada e deveria tentar o golaço. Para uma outra grande parte, Róger, mais uma vez, foi fominha e não passou a bola. É o que eu penso e não é de hoje. Infelizmente Róger é assim. O atacante pensa apenas nele e não no grupo, no Corinthians. A torcida ainda tem uma grande paciência com ele, mas acho que isso tem prazo de validade. Róger não demonstra alegria de vestir essa camisa. Não entrega o suficiente para retribuir a torcida. Róger está errando além de conta e isso pode pesar, tanto para ele, quanto para o Corinthians, em breve.

Róger me lembra muito Alexandre Pato no Corinthians. Jogador que vivia num mundinho à parte. Errava demais e acabou jogando tudo por água abaixo quando meteu uma cavadinha pra cima do goleiro Dida numa decisão por pênaltis na Copa do Brasil, que eliminou o Corinthians.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter