Topo

Rodolfo Rodrigues

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Palmeiras pode ganhar o 'título' do 1º turno pela 2ª vez nesta 18ª rodada

Abel Ferreira observa jogadores durante Palmeiras x Cuiabá, jogo válido pelo Campeonato Brasileiro - VINICIUS NUNES/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO
Abel Ferreira observa jogadores durante Palmeiras x Cuiabá, jogo válido pelo Campeonato Brasileiro Imagem: VINICIUS NUNES/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Líder do Brasileirão com 33 pontos, dois a mais que o Atlético-MG, o 2º colocado, o Palmeiras tem a chance de garantir o título simbólico do 1º turno nesta 18ª rodada, caso ganhe do América Mineiro no Independência. Se empatar e o Galo vencer o seu jogo, contra o Cuiabá, os dois times chegarão à última rodada empatados em pontos (34) e vitórias (9), mas o Verdão tem hoje um saldo de gols muito maior (16 a 8).

Na última rodada do primeiro turno, o Palmeiras recebe o Internacional, no Allianz Parque, enquanto o Atlético-MG pega o Corinthians, no Mineirão. Após a 17ª rodada, seis clubes ainda estão na briga pelo título do 1º turno: Palmeiras (33), Atlético-MG (31), Corinthians (29), Internacional (28), Fluminense (28) e Athletico-PR (28).

Na história do Brasileirão por pontos corridos, desde 2003, o Palmeiras conseguiu terminar o 1º turno na frente apenas uma vez, em 2016. Naquele ano, o time dirigido pelo técnico Cuca terminou a 19ª rodada com 36 pontos, curiosamente à frente do Atlético-MG (35 pontos) e do Corinthians (34 pontos) — hoje os seus concorrentes mais próximos.

Se vencer seus dois últimos jogos (América-MG e Internacional), o Palmeiras poderá fechar o 1º turno com 39 pontos e superar o time de 2016 e de 2021 (38 pontos - 2º colocado), além de igualar a campanha de 2019 (39 pontos - 2º colocado). Nos últimos quatro anos, o Palmeiras chegou à última rodada do turno brigando pelo título.

Desde 2003, São Paulo e Corinthians são os clubes que mais vezes ganharam o primeiro turno (4 cada), seguidos por Cruzeiro (3), Atlético-MG (2), e Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras e Santos (1 cada). Das 19 edições entre 2003 e 2021, 14 vencedores do 1º turno levaram o título do Brasileirão. Em 2021, o Galo levou o 1º turno e o título no final.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado inicialmente, o Palmeiras pode fechar o primeiro turno do Brasileirão 2022 com até 39 pontos. O erro foi corrigido.