Topo

Rodolfo Rodrigues

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Corinthians reverteu apenas uma vez a derrota por 2 gols na Copa do Brasil

Jorginho e Du Queiroz brigam pela bola em Atlético-GO x Corinthians, partida da Copa do Brasil - Heber Gomes/AGIF
Jorginho e Du Queiroz brigam pela bola em Atlético-GO x Corinthians, partida da Copa do Brasil Imagem: Heber Gomes/AGIF

Colunista do UOL

29/07/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Depois de perder para o Atlético-GO por 2 a 0, no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, na última quarta (27), o Corinthians vai precisar de uma vitória por três gols de diferença para avançar à semifinal ou vencer por dois gols de diferença para levar a decisão para a disputa por pênaltis.

Na história da Copa do Brasil, o Corinthians passou por essa situação — derrota por dois gols de diferença no jogo de ida — em sete oportunidades e conseguiu se classificar apenas uma vez. Em 2008, nas oitavas de final, levou de 3 a 1 do Goiás, em Goiânia, mas reverteu o placar em São Paulo com uma goleada por 4 a 0. Nas outras seis, acabou eliminado sem conseguir levar o jogo para a disputa por pênaltis.

Em 2021, inclusive, o Corinthians acabou eliminado na Terceira Fase da Copa do Brasil para o Atlético-GO depois de perder por 2 a 0 no jogo de ida. No ano passado, porém, o time treinado então por Sylvinho foi derrotado no primeiro jogo na Neo Química Arena. Na volta, em Goiânia, os times ficaram no 0 a 0.

Além de reverter uma vez uma derrota por 2 gols de diferença no jogo de ida, o Corinthians conseguiu uma virada ainda maior. Em 2005, na Segunda Fase, o time perdeu para o Cianorte-PR, por 3 x 0 na ida. Na volta, no Pacaembu, o time treinado por Daniel Passarella e com Carlos Tevez conseguiu vencer por 5 x 1 e avançar na competição.

Confrontos em que o Corinthians perdeu o jogo de ida por 2 gols de diferença na Copa do Brasil:

Copa do Brasil 1989 (Quartas) - Eliminado
Ida - Flamengo 2 x 0 Corinthians
Volta - Corinthians 4 x 2 Flamengo

Copa do Brasil 1994 (Oitavas) - Eliminado
Ida - Grêmio 2 x 0 Corinthians
Volta - Corinthians 2 x 2 Grêmio

Copa do Brasil 1998 (Oitavas) - Eliminado
Ida - Cruzeiro 3 x 1 Corinthians
Volta - Corinthians 1 x 2 Cruzeiro

Copa do Brasil 1999 (Oitavas) - Eliminado
Ida - Juventude 2 x 0 Corinthians
Volta - Corinthians 0 x 1 Juventude

Copa do Brasil 2008 (Oitavas) - Classificado
Ida - Goiás 3 x 1 Corinthians
Volta - Corinthians 4 x 0 Goiás

Copa do Brasil 2015 (Oitavas) - Eliminado
Ida - Santos 2 x 0 Corinthians
Volta - Corinthians 1 x 2 Santos

Copa do Brasil 2021 (Terceira Fase) - Eliminado
Ida - Corinthians 0 x 2 Atlético-GO
Volta - Atlético-GO 0 x 0 Corinthians

Além desse retrospecto negativo com viradas após o placar adverso de dois gols no jogo de ida, o Corinthians tem também números ruins contra o Atlético Goianiense. Em Itaquera, em quatro jogos disputados, o Corinthians não venceu um jogo e não marcou gols. Foram três vitórias do Atlético e um empate, com quatro gols do time goiano — 1 a 0 no Brasileirão de 2017, 0 a 0 no Brasileirão de 2020, 0 a 1 no Brasileirão de 2021 e 0 a 2 na Copa do Brasil de 2022.

Em São Paulo, em sete jogos entre as duas equipes, foram quatro vitórias do Atlético, dois empates e apenas uma do Corinthians, por 3 a 0, no Brasileirão de 2011. Em 2010, o Atlético venceu o Corinthians por 4 a 3, no Pacaembu, pela 29ª rodada, derrubando o técnico Adílson Batista, e afastando o Corinthians do título Brasileiro daquele ano.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter