Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Endrick pode ser o jogador mais novo a atuar e a marcar gol pelo Palmeiras
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Destaque das categorias de base do Palmeiras, o atacante Endrick completou 16 anos no último dia 21 de julho e assinou seu primeiro contrato profissional com o clube. Nesta sexta-feira (29), a grande promessa do Verdão foi inscrita na Libertadores e vai vestir a camisa 16, que era de Deyverson.
Livre para atuar no Brasileirão e na Libertadores, o jovem atacante pode bater um recorde pelo clube caso seja escolhido pelo técnico Abel Ferreira ainda nessa temporada de 2022. Desde 1914, o jogador mais novo a entrar em campo pelo Palmeiras foi o atacante Vinícius, em 2010, aos 16 anos, 7 meses e 21 dias, no empate contra o Rio Branco de Americana pelo Campeonato Paulista, no dia 24 de março de 2010.
Pelo Brasileirão, Vinícius foi também o mais jovem a atuar pelo Palmeiras na história da competição, aos 16 anos, 9 meses e 5 dias, no dia 8 de maio de 2010, na partida em que o Verdão ganhou do Vitória por 1 x 0. Na Libertadores, o jogador mais novo a vestir a camisa do Palmeiras foi Giovani, no ano passado, na última derrota do clube na competição — 3 x 4 para o Defensa y Justicia, na fase de grupos de 2021, no Allianz Parque. Naquele dia, o atacante entrou em campo com 17 anos, 4 meses e 17 dias.
Entre os brasileiros, Endrick tem a chance de se tornar o mais novo a disputar uma partida da Libertadores. Desde 1960, o recorde é do atacante Ângelo, do Santos, que estreou na competição em 2021 com 16 anos, 2 meses e 16 dias, na vitória do Peixe por 2 x 1 sobre o Deportivo Lara, no dia 9 de março.
Já entre os jogadores mais novos a marcar um gol pelo Palmeiras, Endrick também pode alcançar um recorde. Na história do clube, o mais jovem a fazer um gol foi Juliano, aos 16 anos, 11 meses e 23 dias, na goleada do Palmeiras sobre o Nacional do Uruguai por 5 x 0, em Montevidéu, no dia 19 de agosto de 1998, pela Copa Mercosul.
Na Libertadores, o jogador mais novo do Palmeiras a marcar um gol foi Gabriel Veron, no dia 20 de outubro de 2020, na goleada por 5 x 0 sobre o Tigre-ARG. Naquele dia, o ex-atacante do clube estava com 18 anos, 1 mês e 19 dias. Entre os brasileiros, o mais novo a marcar um gol foi também o santista Ângelo, com 16 anos, 3 meses e 17 dias, na vitória do Santos sobre o Cerro Porteño-PAR por 3 x 1, no dia 7 de abril de 2021.
Já no Brasileirão, o mais jovem a marcar um gol pelo Palmeiras foi também Gabriel Veron, aos 17 anos, 3 meses e 2 dias, na vitória sobre o Goiás por 5 x 1, no dia 5 de dezembro de 2019.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.