Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Corinthians e Flamengo podem do céu ao inferno nos próximos 15 dias

Adson, do Corinthians, disputa lance com Ayrton Lucas, do Flamengo, durante partida do Brasileiro - Ettore Chiereguini/AGIF
Adson, do Corinthians, disputa lance com Ayrton Lucas, do Flamengo, durante partida do Brasileiro Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Colunista do UOL

01/08/2022 16h43

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Corinthians e Flamengo vão fazer nesta terça (2), o primeiro jogo do confronto das quartas de final da Libertadores 2022, na Neo Química Arena. Nos próximos dias, os dois gigantes do futebol brasileiro terão jogos decisivos também pela Copa do Brasil e pelo Brasileirão, podendo definir se eles seguem brigando ou não por títulos na temporada.

O Flamengo, que perdeu esse ano a final da Supercopa do Brasil para o Atlético-MG e a final do Carioca para o Fluminense, vem em boa fase com seu novo treinador Dorival Júnior. O rubro-negro despachou o Atlético-MG na Copa do Brasil, vem de 5 vitórias seguidas na temporada, e empolgado com seus novos reforços (Arturo Vidal e Everton Cebolinha já estrearam, Varella e Pulgar foram contratados e Oscar está próximo de fechar).

Mas a situação do Fla não é tão cômoda. No Brasileirão, o time é o 5º colocado, 9 pontos atrás do líder Palmeiras. E nas próximas rodadas terá jogos duros pela frente: São Paulo, fora (21ª rodada), Athletico-PR, em casa (22ª rodada) e Palmeiras, fora (23ª rodada). Já na Copa do Brasil, o time empatou em casa com o Furacão (0 x 0) e vai decidir a vaga contra o time de Felipão na sempre difícil Arena da Baixada.

Já o Corinthians, que vem também com reforços importantes (Yuri Alberto, Balbuena e Fausto Vera), além de ter de volta alguns atletas importantes, como Fágner, Maycon e Willian, vem com uma campanha sensacional na Neo Química Arena na temporada — já soma 21 jogos sem derrota, um deles contra o próprio Flamengo, que foi derrotado por 1 x 0.

Mas, assim com o Flamengo, o Corinthians a situação do Corinthians está nada confortável. Na Copa do Brasil, perdeu do Atlético-GO por 2 x 0 no jogo de ida, em Goiânia, e agora vai precisar vencer por goleada em casa para avançar à semifinal. No Brasileirão, o time está a 4 pontos Palmeiras. E é justamente contra o rival que o Corinthians joga na 22ª rodada, após a partida de volta contra o Flamengo pela Libertadores e antes da decisão contra o Atlético-GO. Ou seja, o time não vai poder respirar. Pega o Fla, tem o Palmeiras e logo na sequência o Atlético Goianiense.

No melhor cenário para o Flamengo, o time despacha o Corinthians na Libertadores, volta de Curitiba com a vaga para a semifinal da Copa do Brasil e ganha do Palmeiras em São Paulo, encurtando a diferença para seguir sonhando com o título. Do contrário, o time pode, em duas semanas, dar adeus às chances de título nas três frentes.

Próximos jogos do Flamengo:
2/8 - Corinthians (fora) - Quartas da Libertadores (ida)
6/8 - São Paulo (fora) - 21ª rodada do Brasileirão
9/8 - Corinthians (casa) - Quartas da Libertadores (volta)
14/8 - Athletico-PR (casa) - 22ª rodada do Brasileirão
17/8 - Athletico-PR (fora) - Quartas da Copa do Brasil (volta)
21/8 - Palmeiras (fora) - 23ª rodada do Brasileirão

Já o Corinthians, também no cenário ideal da sua Fiel Torcida, volta do Maracanã com a vaga para a semifinal da Copa do Brasil, tira a invencibilidade do Palmeiras como visitante no Brasileirão e completa a revertendo o placar contra o Atlético Goianiense, na sua Arena. Por outro lado, pode cair nos dois mata-matas e ainda ver o rival Palmeiras disparar rumo ao título do Brasileirão.

Próximos jogos do Corinthians:
2/8 - Flamengo (casa) - Quartas da Libertadores (ida)
6/8 - Avaí (fora) - 21ª rodada do Brasileirão
9/8 - Flamengo (fora) - Quartas da Libertadores (volta)
13/8 - Palmeiras (casa) - 22ª rodada do Brasileirão
17/8 - Atlético-GO (casa) - Quartas da Copa do Brasil (volta)
20/8 - Fortaleza (fora) - 23ª rodada do Brasileirão

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter