Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Gabigol caminha para ser o maior brasileiro na história da Libertadores
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O atacante Gabigol segue quebrando marcas pela Libertadores com o Flamengo. Nessa terça-feira (2), o centroavante marcou o segundo gol da vitória por 2 x 0 sobre o Corinthians, na Neo Química Arena, e se tornou o brasileiro com mais gols em mata-matas de Libertadores (15), ficando próximo ao recorda da competição, do argentino Riquelme (17 gols).
Com 27 gols pelo Flamengo, Gabigol é o jogador com mais gols por um único clube brasileiro na competição desde 1960. Na história da Libertadores, ele já é o 5º com com mais gols por um único clube, atrás de Spencer (Peñarol, 49 gols), Fernando Morena (Peñarol, 37 gols), Ónega (River Plate, 31 gols), e Morales (Nacional-URU, 30 gols).
Com o belo gol de ontem, Gabi chegou também aos 28 gols em Libertadores (tem um pelo Santos, além dos 27 pelo Fla), e ficou a um gol de Luizão, o brasileiro com mais gols na história do torneio sul-americano, com 29 gols. Além disso, chegou ao top-10 dos maiores artilheiros da história da Libertadores com 28 gols, ao lado do argentino Artime.
Maiores artilheiros da história da Libertadores (1960-2022):
1º - Alberto Spencer (equatoriano) 54 gols
2º - Fernando Morena (uruguaio) 37 gols
3º - Pedro Rocha (uruguaio) 36 gols
4º - Daniel Ónega (argentino) 31 gols
5º - Julio Morales (uruguaio) 30 gols
6º - Luizão (brasileiro) - 29 gols
6º - Anthony de Ávila (colombiano) 29 gols
6º - Juan Sarnari (argentino) 29 gols
6º - Lucas Pratto (argentino) 29 gols
10° - Gabigol (brasileiro) 28 gols
10º - Luis Artime (argentino) 28 gols
Campeão e artilheiro em 2019, Gabriel Barbosa voltou a ser artilheiro em 2021, na campanha do vice do Flamengo, marcando 11 gols, o maior número de gols no século 21 em uma única edição. Nesta edição de 2022, o camisa 9 do Fla já tem 5 gols e está próximo dos principais artilheiros da competição, Rony e Rafael Navarro (ambos do Palmeiras) e Pedro (do Flamengo), todos com 7 gols.
Único brasileiro a ser duas vezes artilheiro da competição, Gabigol pode igualar o uruguaio Fernando Moreno, o único jogador três vezes artilheiro da Libertadores (1974, 1975 e 1982).
Campeão em 2019 e vice em 2021, Gabi luta pelo bicampeonato da competição e caminha, não só para ser o brasileiro com mais gols na Libertadores, como o maior jogador do Brasil na história do torneio desde 1960. Pelé, duas vezes campeão, marcou 16 gols. Assim como o Galinho Zico, uma vez campeão com o Flamengo. Rogério Ceni, campeão e goleiro com mais gols, é outro que figura entre os maiores, assim como Luizão, duas vezes campeão e o maior artilheiro entre os brasileiros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.