Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
A verdade é que Willian nunca fez nada de mais pelo Corinthians
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Após a eliminação na Libertadores para o Flamengo, nessa terça (9), o meia Willian deverá mesmo rescindir seu contrato com o Corinthians, pouco antes de completar um ano desde sua volta ao clube, em setembro de 2021. O camisa 10, aos 34 anos, vem alegando problemas particulares e dizendo ter propostas para voltar ao futebol europeu.
Em sua segunda passagem pelo clube, Willian chegou com muita expectativa depois de 14 temporadas no futebol europeu, muitas delas com destaque pelo Chelsea. Idolatrado pela torcida, por ser cria do Terrão, o jogador, porém, correspondeu muito pouco em campo.
Em 2021, disputou apenas metade dos jogos do time desde sua estreia, no dia 19 de setembro, atuando em 9 das 18 partidas, sendo só 6 como titulares. Nesses jogos, não marcou gol e deu apenas duas assistências. Mas ajudou de certa forma o time a conseguir a vaga para a Libertadores de 2022.
Já nesta temporada de 2022, Willian disputou 36 dos 50 jogos do Corinthians, mas 26 apenas como titulares. Ou seja, foi titular praticamente de metade dos jogos da equipe no ano. Nesses 36 jogos de 2022, fez somente um golzinho, de pênalti, na vitória por 3 x 0 sobre o São Bernardo, no dia 16 de fevereiro, quando o jogo já estava 2 x 0 e a torcida gritou o seu nome para que ele marcasse aos 27 minutos do 2º tempo.
Em 2022, Willian, que se especializou em dar assistências na Premier League, conseguiu fazer apenas 4 assistências em 36 jogos, sendo duas delas na estreia do Brasileirão na vitória sobre o Botafogo — quando jogou 45 minutos.
Em sua primeira passagem pelo clube, ainda jovem, aos 18 anos, Willian jogou o finalzinho da temporada 2006 e praticamente toda a temporada 2007, com então 19 anos. Foram 41 jogos em sua primeira passagem, 34 como titular, 9 assistências e apenas 2 gols marcados, ambos no empate contra o Athletico-PR por 2 x 2 no Brasileirão de 2007. Naquele ano, Willian fez parte do time que acabou rebaixado no Campeonato Brasileiro.
Somando suas duas passagens pelo clube, Willian disputou 86 jogos (66 como titular), marcou 3 gols (média de 0,03 por jogo), e deu 15 assistências. Com ele em campo, o Corinthians conseguiu 38 vitórias, 31 empates e 17 derrotas, tendo um aproveitamento de 56,2% dos pontos — 52% na primeira passagem e 60% na segunda passagem.
Jogador de muita técnica, habilidade e facilidade para driblar, Willian, no Corinthians, não conseguiu ser produtivo e vai deixar o time sem conquistar um título. Apesar de ser muito querido pela torcida, o jogador, pelo desempenho em campo, não vai deixar saudade. Para piorar, depois de não jogar a partida de ida contra o Flamengo pela Libertadores, vai desfalcar o time às vésperas do jogo decisivo contra o Palmeiras pelo Brasileirão e do confronto contra o Atlético-GO pela Copa do Brasil na próxima semana.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.