Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Arrascaeta e Scarpa são os dois melhores jogadores do Brasil na atualidade
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Eles não são os camisas 10 de seus clubes, vestem, ambos, a 14, mas bem que poderiam pela bola que estão jogando hoje. Arrascaeta e Gustavo Scarpa vêm fazendo uma temporada brilhante em 2022 e são os grandes responsáveis pelo ótimo momento de Flamengo e Palmeiras, semifinalistas da Libertadores.
O uruguaio Arrascaeta, nos últimos jogos, mostrou uma técnica refinada e um poder de decisão em jogos grandes. Foi ele o autor dos dois gols do Flamengo na vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-MG, no Maracanã, que colocou o rubro-negro nas quartas de final da Copa do Brasil. Foi ele que abriu o placar na vitória sobre o Corinthians, na Neo Química Arena, com um golaço, e depois, no jogo de volta, saiu dele o passe perfeito para o gol de Pedro.
Gustavo Scarpa, que assumiu o protagonismo do Palmeiras após o Paulistão, com a queda de rendimento de Raphael Veiga, fez um primeiro turno impecável pelo time de Abel Ferreira, que sobrou na competição. Na Libertadores, o meia também conseguiu conduzir o Verdão nas principais partidas e vem jogando o fino da bola. Homem das bolas paradas, Scarpa vem sendo o garçom da equipe e jogador mais importante do time.
Com eles em campo, Flamengo e Palmeiras vêm ganhando muito em qualidade, criatividade e poder de finalização, sendo com chutes, assistências ou criação de jogadas de ataque. São times que mudam muito com e sem a presença desses jogadores, que vêm fazendo toda a diferença.
Há sempre uma discussão para saber quem é o melhor entre eles. Gustavo Scarpa, que vai deixar o Palmeiras ao final da temporada, já tem pré-contrato para jogar pelo Nottingham Forest, na Premier League. Arrascaeta, no final do ano, vai disputar sua segunda Copa do Mundo pela seleção uruguaia.
Em 2022, nas estatísticas, os jogadores têm números até parecidos. Segundo os dados do SofaScore, Arrasca tem mais gols, assistências, precisa de menos minutos para marcar, cria mais chances de gol e tem um acerto maior nos passes. Scarpa, que entrou mais vezes em campo, dá mais passes decisivos (aqueles que não foram convertidos em gols) e finaliza muito mais nas partidas. Além disso, conquistou já dois títulos em 2022 (Recopa Sul-Americana e Paulistão) e vem sendo o grande nome do líder Palmeiras no Brasileirão.
Fica difícil escolher entre um e outro hoje, por aquilo que representam em suas vitoriosas equipes. Arrascaeta, que joga mais pelo lado esquerdo do campo, e Gustavo Scarpa, que apesar de ser canhoto, vem atuando mais pela direita, são jogadores de muito talento e que podem decidir jogos a qualquer momento nesta temporada. Hoje, entendo que estão no mesmo nível. Mas certamente um deles irá se sobressair ao final da temporada. Nesse ponto, aposto mais no uruguaio.
Arrascaeta (Flamengo) x Gustavo Scarpa (Palmeiras) em 2022:
Jogos: 40 x 44
Gols: 11 x 9
Assistências: 15 x 9
Minutos par participar de gol: 115 x 179
Passes decisivos: 96 x 108
Grandes chances criadas: 21 x 13
Acerto no passe: 80% x 76%
Chutes (no gol): 57 (24 certos) x 95 (38 certos)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.